Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Queimadas urbanas

As queimadas urbanas são consideradas um dos problemas ambientais mais graves que estão presentes no cotidiano dos habitantes das cidades. Nesta época do ano esta prática apresenta uma forte incidência no município de Maringá. Documentário elaborado pelo Observatório Ambiental e publicado no factorama.com.br

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Reinhard Maack, famoso pesquisador e naturalista alemão, filmou inúmeras paisagens naturais do Brasil no começo do século 20. Na década 60, enquanto registrava em película uma tribo indígena vivendo ainda em estado primitivo a poucos quilômetros de Londrina PR., fazia previsões sombrias sobre os problemas ambientais brasileiros e mundiais e até mesmo sobre o aquecimento global. Este filme resgata estas imagens e faz um paralelo entre o que ele encontrou e o que temos nos dias de hoje.
Mata Atlântica um destino traçado 3
Jose Miguel InsulzaLa política democrática enfrenta hoy un importante desafío. La prueba de fuego no está ya en su capacidad de efectuar elecciones libres, ni en mantener la estabilidad de sus gobiernos. Está más bien en demostrar que los gobiernos democráticos están capacitados para resolver los problemas de pobreza, de exclusión, de calidad ambiental y de seguridad pública que afectan a las mayorías. La prueba de la democracia está en demostrar que puede mejorar la calidad de vida de sus ciudadanos; que la democracia también es buena porque gobierna mejor.
Jose Miguel Insulza CNN 28 septiembre 09 crisis Honduras
-
Esquecimento Total - Yudi Tamashiro
Vídeo da Audiência Pública realizado no dia 14 de outubro de 2009, na Assembléia Legislativa do Paraná, sobre o problema do Lixo em Curitiba e Região Metropolitana. Assita no vídeo, os pronuciamentos de Marilza Dias, Secretária Executiva do SIPAR, Dep. Luiz Eduardo Cheida, presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembléia Legislativa, Dr. Robertson, do Ministério Público do Meio Ambiente do Paraná, Dep. Rosane Ferreira (PV), Dep. Tadeu Veneri e do líder comunitário do Caximba, Jader Silva.  Denúncias de irregularidades na concessão de licenças ambientais, e questionamentos sobre o projeto e a licitação milionária do Lixo em Curitiba e Região Metropolitana.   Fonte: www.institutoreagebrasil.com.br
Instituto Reage Brasil - Audiência Pública do Lixo na Assembléia Legislativa do Paraná
-
WWF - Comercial
 
Como viver melhor
http://novotelecurso.blogsp...
Novo Telecurso - E. Fundamental - Geografia - Aula 18 (2 de 2 ...
Feito com o objetivo de usar o humor para conscientizar sobre o problema da escassez de agua e criticar vicios da sociedade de consumoMusica: Pense em mim - Leandro e LeonardoIdéia Original: Fernando BezerraExecução: Alberto Oliveira Jr.
Pense em Mim - Meio Ambiente
A TV Câmara exibe uma série de reportagens sobre um problema que desafia países, quebra a cabeça de especialistas, mobiliza os defensores do meio ambiente e tem tudo a ver com a forma como nos comportamos no dia-a-dia: o lixo. Essa coisa aparentemente simples, que precisa apenas ser jogada fora.Seria ótimo se fosse mesmo simples assim. Mas, como sabem hoje em dia até as crianças, o lixo é uma coisa bem mais complicada, que envolve aterros sanitários, separação e reciclagem, custos elevados e políticas de saúde pública. É o que mostra Aline Machado, na primeira reportagem da série especial sobre o destino do lixo.Lixo nas ruas e nos rios, bem perto dos moradores. Quem nunca viu essa imagem antes? O pior é que nós mesmos somos responsáveis por parte do problema. Em média, cada brasileiro produz 1 Kg de lixo por dia. No Brasil inteiro, são 178 mil toneladas, sendo que apenas 140 mil são coletadas. O resto, 38 mil toneladas, o equivalente a uma fila de 3 mil e 800 caminhões, ou 3 vezes o comprimento da ponte Rio-Niterói, é jogada em qualquer lugar.Nesses lixões, muitas vezes perto de centros urbanos e reservas ambientais, não há qualquer tratamento do lixo. Catadores em busca do que pode ser reciclado e até de comida ficam expostos ao chorume - líquido gerado pelo material em decomposição - cem vezes mais poluente do que o esgoto doméstico.Mas não deveria ser assim. A coleta é principalmente um problema de administração pública. Nos mais de cinco mil municípios, bilhões de reais são investidos em licitações e contratos com empresas privadas pra construção de aterros sanitários. Só pra se ter uma ideia, a maior cidade brasileira, São Paulo, gasta cerca de R$ 1 milhão por dia pra lidar com o lixo.Irregularidades foram encontradas em algumas partes do país. Em Brasília, uma empresa está sendo investigada pelo Tribunal de Contas. O motivo: contrato sem licitação. Na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o Ministério Público comprovou a existência de buracos no aterro de Gramacho. No Rio Grande do Sul, o lixão de Capão da Canoa está interditado até que o município obtenha licença ambiental. Também no Rio Grande do Sul, foi desmontada uma quadrilha que há 12 anos fraudava licitações pra coleta de lixo. No grupo, havia agentes da Justiça e policiais. As empresas teriam faturado mais de R$ 20 milhões, somente no ano passado.Segundo o ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União, essas irregularidades são comuns. Ele defende mais poderes pra que o TCU apure e puna com rigor eventuais falhas.Além de maior fiscalização, os deputados defendem a aprovação do projeto com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.E cada um de nós pode ajudar na redução e no reaproveitamento daquilo que jogamos fora. Em casa, é só separar o lixo seco do material orgânico. Assim, o trabalho do catador de lixo é facilitado.Fonte: TV Câmarahttp://www2.camara.gov.br/tv
Lixo (Episódio 1 de 4) - Os desafios da destinação do lixo
SEIS MESES DEPOIS DA INTERDIÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE TAUBATÉ POR DESRESPEITO À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, O PROBLEMA DO LIXO NO MUNICÍPIO CONTINUA INDEFINIDO. A PREFEITURA PRETENDE TERCEIRIZAR O SERVIÇO, MAS ENQUANTO ISSO NÃO OCORRE, A POPULAÇÃO CONTINUA CONVIVENDO COM SITUAÇÕES IRREGULARES.
Lixo situação - 23/03/2010
En este video se presenta el problema que hay hoy en dia con la capa de ozono ycalentamiento global.Equipo:Emmanuel Carvajal Gracia 201
Capa de Ozono 201 Carvajal
 
Francisco Alves Mendes Filho, más conocido como Chico Mendes.Ecologista, activista ambiental y sindicalista brasileño.Nació el 15 de diciembre de 1944 en las proximidades de la ciudad de Xapuri, en el estado de Acre, un remoto territorio del oeste de Brasil., en el seno de una familia de emigrantes asentados en la Amazonia. Fue recolector de caucho, un seringueiro. Comenzó a trabajar a los nueve años y hasta los 24 no aprendió a leer. Participó en la creación de la Central Única de Trabajadores y del Partido de los Trabajadores y fue el principal impulsor del Consejo Nacional dos Seringueiros. Fue el primer presidente de la - ACRE (CUT de ACRE), fundada en 1984. Su oposición a la deforestación que afectaba a Acre y su defensa de los pueblos de la floresta le dio una gran proyección internacional. En 1987 le fue concedido por las Naciones Unidas el Global 500.Colaboró con el Partido Verde de Brasil. Fue asesinado el 22 de diciembre de 1988, en Xapuri, Amazonia brasileña próxima a Bolivia. En 1990 los fazendeiros (rancheros) Darly y Darcy Alves da Silva fueron considerados culpables del asesinato y condenados a 19 años de prisión. En 1993 escaparon de prisión y fueron nuevamente capturados en 1996. El caso Chico Mendes despertó por primera vez la atención internacional sobre los problemas que atravesaban los recolectores del caucho. En 2003, el presidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva eligió a Marina Silva, compañera de lucha de Chico, como Ministra del Medio Ambiente.
Activista ambiental Chico Mendes
Dando um pequena e ao mesmo tempo grande contribuição ao meio ambiente, Homem utiliza uma técnica simples pra tentar resolver o implacável problema das sacolinhas plásticas de supermercado. Rondora, o dito Homem que aparece no vídeo, é um Pantaneiro simples mas que resolveu fazer como o beija flor que tenta apagar o fogo da floresta. A questão ambiental é muito discutida no mundo todo e Rondora considera que qualquer preocupação com meio ambiente deve começar com a valorização do ser humano. Não adianta salvar as baleias e o lobo guará enquanto dois bilhões e meio de pessoas pasam fome no planeta. É certo que preservemos espécies animais e vegetais, Rondora não nega isso, porém afirma que a maior violência contra a natureza é o capitalismo. Matança de animais e destruição do meio servem para que poucas famílias acumulem capital. Isso não mata fome de cinco mil crianças que morrem por hora no planeta decorrente a falta de alimentação. As cordas de Rondora é um protesto pacífico e que pode levar essa mensagem a todo o mundo. Rondora apelidou essa corda de Corda de Rondora por acreditar na ronda das idéias que podem surgir a partir daí. Todos serão livres para criar e recriar essa corda que se apresenta como protesto simples e pacífico.
Cordas de Rondora.wmv
Derrame sobre el Río Uruguay - miércoles, 04 de febrero de 2009Una mancha de importantes proporciones se dibujó esta mañana en la zona del muelle de Botnia. Las muestras para el análisis del derrame ya fueron levantadas de als aguas del Río por personal de Vigilancia Ambiental y se elevarán para su análisis.Cancillería y organismos nacionales y provinciales ya fueron informados sobre el problema que se habría generado de la planta pastera de Botnia.El Director de Salud Municipal y coordinador del Área Vigilancia Ambiental confirmó la información.Recordemos que el 26/01/2009, hace solo 9 días, ésta empresa intoxicó a más de 2000 personas que formalizaron las denuncias correspondientes, hoy 04/02/209 lo hizo por agua !HASTA CUANDO SOPORTAR ESTE ATENTADO A LA VIDA !FUERA BOTNIA !El 26 de abril de 2009 TODOS AL PUENTE !
BOTNIA MANCHA 04-02-2009 01
-
palestra meio ambiente - Pedagogia e Gestão SA - Uniararas
Neste vídeo feito para um trabalho da matéria Impactos Ambientais da CNEC de Butiá, mostramos o descaso, ou muitas vezes a falta de informação das pessoas quanto a deposição correta do seu lixo, ilustramos com fotos de pontos da cidade.
O problema do Lixo em Butiá
 
Reflixiones sobre la pobreza en diferentes ámbitos del ser humano.
La pobreza: ¿problema ambiental fundamental para latinomérica?
Meu video de Geografia
John - Problemas ambientais PARTE 2
El Club de Roma es una organización formada por prominentes personalidades, que busca la promoción de un crecimiento económico estable y sostenible de la humanidad. El Club de Roma tiene, entre sus miembros a importantes científicos (algunos premios Nobel), economistas, políticos, jefes de estado, e incluso asociaciones internacionales.En 1968 se reunió en Roma un grupo de 105 científicos, políticos, que provenían de 30 países distintos, para hablar de los cambios que se estaban produciendo en el planeta por consecuencia de acciones humanas. Dos años más tarde el club de Roma estaría creado y legalizado bajo legislación suiza.Treinta años más tarde, el Club de Roma contará entre sus filas con más de 100 especialistas de 52 países, habrá publicado más de 21 informes de sumo interés ambiental y mantendrá una posición importante, en el ámbito ambiental, reconocida internacionalmente. Es necesario destacar que después de la publicación del Informe sobre los límites del desarrollo por Donella MEADOWS en 1972, se desató el inicio de un movimiento que sería conocido como ecología política y otras corrientes político-filosóficas derivadas tales como el ecofeminismo o el ambientalismo.Donella Dana Meadows (13 de marzo de 1941, Illinois  20 de febrero de 2001, Nuevo Hampshire) fue una científica ambiental pionera, maestra y escritora. Dirigió la obra Límites al crecimiento, y propuso los doce puntos de apalancamiento para intervenir en un sistema.Estudió Química en el Carleton Collage en 1963, y un doctorado en Biofísica en la Universidad de Harvard en 1968. Después se convirtió en investigadora del MIT, donde colaboró cercanamente a Jay W. Forrester, quien desarrolló la dinámica de sistemas y del principio de almacenamiento magnético para las computadoras.La Dra. Meadows se encontraba trabajando en el MIT en 1972 formando parte del equipo que produjo el modelo computacional global World3 para el Club de Roma y proveyó de bases para el libro Límites al crecimiento.El Informe Meadows. En 1970, el Club de Roma, una asociación privada compuesta por empresarios, científicos y políticos, encargó a un grupo de investigadores del Massachusetts Institute of Technology bajo la dirección del profesor Dennis L. MEADOWS  (hermano de Dana Meadows), la realización de un estudio sobre las tendencias y los problemas económicos que amenazan a la sociedad global. Los resultados fueron publicados en marzo de 1972 bajo el título Los Límites del Crecimiento.AL QUE ME CONSIGA LA BIOGRAFÍA DE ROXANNE MEADOWS LE REGALO UN MÓVIL ÚLTIMA TECNOLOGÍA.
ZEITGEIST = MIT = CLUB DE ROMA = NWO
-
Conferencia ECOMEDITERRANEA. Entrevista a Joseph Lliteres
Matéria sobre os projetos de formatura apresentados pelas turmas de Engenharia Elétrica e Engenharia Química no segundo semestre de 2009:? Projeto Triciclo Elétrico Invertido - Apresentado na 37º Elexpo (Exposição dos Projetos de Formatura do Curso de Eng. Elétrica), baseia-se no desenvolvimento de um veículo de baixo custo e mínimo impacto ambiental por ser movido a energia elétrica ou energia solar.Desenvolvido por: André Luiz Mucci Teixeira Jr., Ivan Gomes de Alencar, Rodrigo Cezar Pinto e Ana Rita de Castro Ferreira.? Obtenção de Materiais de Engenharia a partir do Produto de Reciclagem de Pneu - Projeto apresentado durante o 9º PROFEQ (Exposição dos Projetos de Formatura de Eng. Química), consiste na criação de mantas de isolamento acústico para a construção civil por meio da reciclagem de pneus, dando assim uma solução a um problema ambiental e ao mesmo tempo diminui os custos de produção.Desenvolvido por: Daniel Pinheiro Garcia, Dereck Nills Muche, Michelli Thiemmy Takahashi.(Matéria veiculada no SPTV 1ª Edição, Rede Globo, dia 26 de dezembro de 2009).
FEI - Projetos de Formatura 2º semestre de 2009 no SPTV 1ª Edição
 
Pescadora fala sobre os problemas que a poluição esta causando ao rio, e a redução dos peixes do Rio Tocantins.
Entrevista com Pescadora
micro sobre el problema de la basura en Caracas. Realizado para la materia de economia de los desechos del postgrado de Desarrollo y Ambiente de la Universidad Simon Bolivar en Caracas, Venezuela.Los  videos presentados en este micro son cortesia de Televen y del grupo de estudiantes de la UBV del Tigre, edo. Anzoategui, Venezuela
Micro sobre la basura en caracas
Este vídeo ilustra o que estamos fazendo com as plantas, com os outros animais, com o Homem e com Gaia, e mostra porque estamos precisando refletir coletivamente sobre Saúde Ambiental. (Rui iwersen)http://gaianet.wordpress.comAquecimento Global: se nós desistirmos, eles desistemarticle source: http://www.quercustv.orgCriada pela agência McCann Erickson Portugal e produzida pela Seagulls Fly São Paulo, esta campanha lançada pela Quercus pretende alertar as consciências para o problema do aquecimento global e como ele atinge todos os seres vivos que habitam o nosso planeta. Agora com duas versões.Versão original (som Indigo)Versão alternativa com o tema de Peter Gabriel Dont give upAgência: McCannAnunciante: QuercusDirectores Criativos: Diogo Anahory / José Carlos BomtempoRedactor: Diogo AnahoryDirector de Arte: José Carlos BomtempoTv Producer: Nuno CaladoProdutora: Seagulls Fly São Paulo http://www.quercus.pt/
Aquecimento Global
Entrevista na TV Cultura, Belém do Pará, com o professor Heraldo José Meirelles, a respeito de seu projeto: Lixo: um problema menor, menor, menorme, realizado nas Escolas Estaduais: Outeiro e Teodora Bentes, envolvendo alunos e comunidade.
Entrevista com o Professor Heraldo Meirelles
www.ilsabrasil.com.brO que até hoje vinha sendo um problema ambiental, agora passa a ser um benefício para a produção de alimentos. O início das atividades da Ilsa Brasil gera uma mudança radical na imagem da indústria coureira do país, porque os resíduos de couro, até aqui uma ameaça ao meio-ambiente, serão transformados em adubo que ajudará na produção de alimentos orgânicos.     A Ilsa Spa iniciou as suas atividades em Verona, em 1956. Em 1979, se transferiu para Arzignano, no coração do distrito curtidor mais importante do mundo. Isto facilitou o desenvolvimento de uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia para a transformação de resíduos de couro em fertilizantes orgânicos, muito valorizados, especialmente na Europa. A missão da empresa é produzir e desenvolver adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica e especializada.     Em 2008, a Ilsa exportou seus produtos para 31 países de cinco continentes. É líder na Itália na produção de adubo orgânico, graças a muito investimento em tecnologia. Do faturamento total da empresa, 8% é destinado para a área de P&D. Na Itália, a capacidade de processamento é de 60 mil toneladas/ano, gerando a produção de 34 mil toneladas/ano de adubo orgânico e 62 mil toneladas/ano de adubo organo-mineral.     Esta bagagem está vindo para o Brasil, com o início das atividades da Ilsa Brasil, cuja unidade produtiva, em Portão, está iniciando as suas operações. A Ilsa Brasil é uma empresa com capital ítalo-brasileiro, constituída em 2008. O foco do investimento da Ilsa no Brasil é oferecer uma alternativa de eliminar o passivo ambiental gerado pelos resíduos de couro curtido, produzindo adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica.     A unidade de Portão tem capacidade instalada para processar 35 mil toneladas/ano de resíduos, para produzir 20 mil toneladas/ano de adubo orgânico. Isto significa condição de receber todo o resíduo dos setores de couro e de calçados do Rio Grande do Sul, resolvendo o problema de passivo ambiental das empresas fornecedoras.     A Ilsa Brasil já está recebendo resíduos de indústrias de couro e calçados. Contatos podem ser mantidos pelo fone 51 2102 6565 ou pelo e-mail: ilsa@ilsabrasil.com.br
Ilsa Brasil - Reportagem Globo Rural
 

Categorias