Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Queimadas urbanas

As queimadas urbanas são consideradas um dos problemas ambientais mais graves que estão presentes no cotidiano dos habitantes das cidades. Nesta época do ano esta prática apresenta uma forte incidência no município de Maringá. Documentário elaborado pelo Observatório Ambiental e publicado no factorama.com.br

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Thiago e Bruno fazem parte de um grupo que enxergou o futuro. Tiveram uma idéia, montaram um projeto e construíram o protótipo de um robô que no futuro pode ajudar a resolver um grave problema urbano de Manaus. Nós fizemos o robô com este intuito: preservar a natureza e conscientizar as pessoas, afirma o estudante Bruno Lins. Mais de 100 quilômetros de igarapés atravessam toda a cidade de Manaus. Sobre esses cursos d água foram erguidas favelas urbanas. Todos os dias são retiradas dessas áreas toneladas de lixo. O protótipo desenvolvido pelos estudantes quer, no futuro, auxiliar esse trabalho.O equipamento é programado para chegar a áreas de difícil acesso e recolher o lixo. O protótipo do robô é testado em um parque e chama atenção de quem passa.Os estudantes aproveitam para divulgar a necessidade de cuidar melhor do ambiente. Boas idéias são sempre bem vindas. Quanto mais pessoas dedicarem seu tempo a ter boas ideias para melhorar a qualidade de vida de outras pessoas e o meio ambiente, com certeza essas ideias podem virar realidade, conclui o estudante Tiago Carvalho.
Robô Ambiental
...Em direção á prefeitura ..........A liberdade é um sonho humano que acompanha os seres humanos. Não se trata de um sonho eterno e que sempre existiu, pois a luta pela liberdade só surge quando há a falta de liberdade. O surgimento da sociedades de classes marcam o nascimento da exploração e dominação que enclausuram os seres humanos em suas próprias criações sociais. Os seres humanos criam Deuses, mercado, propriedade privada, Estado, igrejas, partidos políticos, instituições, para suprimir sua própria liberdade. Alguns se sentem à vontade na prisão social instaurada, tal como a classe dominante e suas classes auxiliares. A emergência da sociedade capitalista significa uma nova forma de prisão, escura e asfixiante. A classe capitalista e a burocracia se sentem à vontade nessa prisão, pois é dela que vem sua força e eles assumem o papel de carrascos e carcereiros. Assim como uma prisão traz doenças e destruição, o domínio do capital traz graves problemas psíquicos, degradação ambiental, entre diversos outros efeitos que marcam um capítulo nefasto na história da humanidade, no qual nunca se produziu tantos bens materiais e nunca se destruiu de forma tão avassaladora; nunca o desenvolvimento tecnológico foi tão intenso e nunca seu uso foi tão egoísta e limitado. O capitalismo é uma sociedade fundada na exploração e dominação!
Praia da Estação 27 março 2010
A Artemisia é uma organização internacional que temcomo missão inspirar e apoiar uma nova geração deempreendedores no desenvolvimento de modelos inova-dores de negócios, voltados para solução de problemassociais e ambientais.Presente com escritórios semi-autônomos no Brasil, naFrança e no Senegal, trabalha diretamente com jovensempreendedores e estudantes universitários na construçãode novas perspectivas para os negócios em todoo mundo.A Expedição Artemisia - Programa Jovens Empreendedoresé o principal programa no Brasil. A Artemisia Brasiltambém desenvolve parcerias estratégicas com diferen-tes organizações e Diálogos de Empreendedorismo comdiversos públicos.Saiba mais sobre a Artemisia Brasil http://www.artemisia.imaque.net/
ARTEMISIA - Modelo de Negócios Sociais
Video sobre problemas ambientais
Disk SA - Geo Parte 2
Aula de História do professor Rodrigo Araújo de Piedade-SP, com uma aventura dos Navegantes, neste episódio, os viajantes do tempo estão na Guerra da Secessão dos Estados Unidos.Rodrigo Araújo é historiador e cartunista de Piedade-SP, trabalha com quadrinhos durante uns 16 anos, já escreveu dois livros e lecionou História em colégios publicos e particulares do interior de São Paulo e Santa Catarina. Trabalhou com Educação Ambiental e resgate histórico. Seus desenhos animados que estão sendo implantados, são: Os Lendários Super heróis de Sorocaba; Amazônia Biodivertida, sobre os principais problemas da Amazônia, Turma do Gato Branco, que é uma série dos anos 80, Navegantes sobre viagem pelo tempo e Atlântica Biodivertida sobre a Mata Atlântica.Bons Estudos.Obrigado a Rodrigo Araújo.Bons Estudos.Prof. Toid: Educação em primeiro lugarwww.professortoid.blogspot.com
História: Guerra de Secessão dos EUA (Prof. Toid)
 
Dando um pequena e ao mesmo tempo grande contribuição ao meio ambiente, Homem utiliza uma técnica simples pra tentar resolver o implacável problema das sacolinhas plásticas de supermercado. Rondora, o dito Homem que aparece no vídeo, é um Pantaneiro simples mas que resolveu fazer como o beija flor que tenta apagar o fogo da floresta. A questão ambiental é muito discutida no mundo todo e Rondora considera que qualquer preocupação com meio ambiente deve começar com a valorização do ser humano. Não adianta salvar as baleias e o lobo guará enquanto dois bilhões e meio de pessoas pasam fome no planeta. É certo que preservemos espécies animais e vegetais, Rondora não nega isso, porém afirma que a maior violência contra a natureza é o capitalismo. Matança de animais e destruição do meio servem para que poucas famílias acumulem capital. Isso não mata fome de cinco mil crianças que morrem por hora no planeta decorrente a falta de alimentação. As cordas de Rondora é um protesto pacífico e que pode levar essa mensagem a todo o mundo. Rondora apelidou essa corda de Corda de Rondora por acreditar na ronda das idéias que podem surgir a partir daí. Todos serão livres para criar e recriar essa corda que se apresenta como protesto simples e pacífico.
Cordas de Rondora.wmv
A imagem de garrafas plásticas boiando em rios ainda é comum no Brasil. Um problema ambiental que nós ainda não vencemos. Mas em uma década a reciclagem de garrafas pet no país triplicou. E além de abastecer o mercado interno, o plástico reaproveitado está ganhando espaço lá fora.
ProEcologic
La dermatitis se produce cuando el sistema inmunológico de nuestros perros reacciona de forma exagerada ante un alergeno. El problema, es que es muy difícil determinar la sustancia que provoca la dermatitis, puesto que puede ser alimenticia o ambiental, como los ácaros, el polen, los mohos, etc.  Conoce todos los detalles con nuestro especialista Cristián Avilés.
Mundo Animal: Dermatitis en nuestros perros
La Cienaga de las Tortugas está ubicada en el municipio de Buena Vista en el Departamento de Caldas, en la actualidad quieren secar este lugar con el fin de aumentar la Ganadería Exteniva de la Región. Nosotros no queremos que esto ocurra ya que este lugar es habitat de Chiguiros, babillas, aves y una serie de fauna y flora que al ser extinguida crea un gran problema ambiental en esta región y por supuesto contribuiremos con esto al cambio climático que afronta el planeta.
cienaga las tortugas
Indagação de Pole , 8 anos de Idade. Filho de Marly e Carlinhos, moradores do bairro do Maragogipinho na Ilha de Itaparica. Por ocasião do Projeto Corredor Ambiental Cacique Taparica, no período em que  Adriana Muniz foi presidente da ONG Ambientalisa Pró-Mar- Este slogam foi vinculado no Programa de Rádiio na Onda da Pró-Mar sob a Coordenação de Jorge Costa , e Radamés Operador de Audio e  edição. Tendo o projeto Corredor Ambiental Cacique Taparica a coordenação de José Roberto Caldas Pinto.A pesca com Bomba é um problema social, cultural e econômico que estrangula as chaces de reposição do estoque pesqueiro  na região da APA BTS-Não apenas na Ilha de Itaparica-Adriana Muniz , hoje socióloga, constatou esta realidade em sala de aula, na rede pública  dos municípios de Vera Cruz e IItaparica , há cerca de 15 anos. Desde então se dedica a construção e multiplicação de metodologias socio educativas empenhada na construção de valores que viabilizem uma infancia mais saudável como estratégia para o futuro.
CHEGA DE BOMBA - Pole-8 ANOS-ITAPARICA
 
Faço parte da ONG Calangos da Mata e estivemos em apoio ao MOVIMENTO EM DEFESA DA GRANJA VIANA na passeata realizada em protesto contra o desrespeito ambiental cometido pela Alphaville Urbanismo.Moro no KM 36 da Raposo Tavares, onde existe uma gigantesca área de mata (Granja Carolina); nesta mata temos muitas nascentes e animais, inclusive ameaçados de extinção, onde a Alphaville recentemente tentou fazer passar um projeto repleto de problemas.Em duas audiências públicas, uma em Cotia e outra em Itapevi, esses problemas foram apresentados por diversas entidades e moradores (o documento dos Calangos tinha mais de 100 páginas). O projeto atualmente está sendo analisado pelos órgãos competentes, e espero que não permitam que façam o que fizeram na Granja Viana.Parabéns aos moradores da Granja pela mobilização e peço que também prestem atenção à Granja Carolina, pois qualquer coisa que seja feita lá, afetará diretamente a vida de todos.Vale a pena dar uma olhada no Google Maps ou pessoalmente na área da Granja Carolina. Ela fica em uma grande extensão  no Km 36 da raposo e vai até poucos Km do centro de Itapevi.Mais uma vez: PARABÉNS!!!!!
passeata granja viana contra alpha 0001
GRUTA DOS BREJÕES....MORRO DO CHAPÉU BAA Área de Proteção Ambiental  APA Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho - criada pelo Decreto Estadual nº 32.487 de 13/11/1985, está localizada na Chapada Diamantina setentrional, e abrange parte dos Municípios de Morro do Chapéu, João Dourado e São Gabriel, numa área total de 11.900 ha . Essa APA é a mais antiga do Estado da Bahia, foi criada para preservar o região da Gruta dos Brejões e da Gruta da Igrejinha, locais de extraordinárias formações geológicas.2. Características GeraisColunas calcárias, estalactites e estalagmites compõem a beleza subterrânea, principal foco para a preservação da região. A presença de grandes canyons, embelezam ainda mais o cenário onde predomina a vegetação de caatinga, com variação das matas de encostas. Rios, com o Rio Jacaré, formam belos vales que abrigam uma diversidade de animais e vegetais com um alto grau de preservação. Pinturas rupestres enfeitam as paredes das cavernas, muitas com difícil acesso, sítios arqueológicos de grande valor para o estudo da pré-história são encontrados no local. A religiosidade também faz-se presente nas grutas, marcada com o dia de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira do lugar, comemorado no dia 15 de agosto.3. Aspectos Bióticos3.1 A FloraNa APA Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho tem como ecossistema predominante a Caatinga, sendo que a mata ciliar faz-se presente em espécies como o Ingá (Inga sp) e a Carnaúba (Copernicia cerifera), formando, muitas vezes, veredas. Existem espécies que só são encontradas nas encostas, outras só nos vales e a explicação para essa variação é que o desenvolvimento das espécies está sempre relacionado com as características abióticas do habitat, seja ela clima, solo e etc. Flores como a do quiabento (Peireskia zehntneri) podem ser encontradas em meio a hostilidade do ecossistema da Caatinga.3.2 A FaunaA fauna da APA apresenta como principais classes as aves e os répteis, tendo como exemplos o cancã (Cyanocorax cyanopagon), um pássaro que apresenta um canto inconfundível e cobras como a cascavel (Crotalus durissus). Uma espécie ameaça de extinção, que é encontrada na APA é o veado-caatingueiro (Mazama guarizoubira), que é endêmico da região de Caatinga. Peixes, como a piranha, fazem parte da fauna encontrada na APA. Existe a ocorrência da águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus).4. ComunidadesAs comunidades que existem na APA vivem basicamente da criação de caprinos, agricultura de subsistência. É uma região que tem um potencial, mas que ainda é pouco explorado. Existem histórias de moradores mais antigos, que contam que no século XIX, os primeiros habitantes do Povoado Brejão da Gruta eram negros fujões dos engenhos do Recôncavo, que iam amoitarem-se em esconderijos nos arredores do povoado, criando os quilombos. As cavernas serviam de refúgio.5. Conflitos AmbientaisDesmatamentos, queimadas, além de vandalismo, que acabam com pinturas rupestres datadas com milhares de anos. O manejo ilegal de fósseis, que datam mais de 10 mil anos, também é um problema a resolver-se.6. Como VisitarA Área de Proteção Ambiental  APA Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho - fica a 550 km de Salvador, e está localizada na Chapada Diamantina e para chegar no maior município que compreende a APA, segue a Via Feira de Santana (BR-324), depois a BA-052, onde, após aproximadamente 440 km, chega-se a Morro do Chapéu.
Morro do Chapéu,Bahia... Gruta dos Brejões
Enfoca el problema ambiental en Lambayeque.
CONTAMINACIÓN AMBIENTAL EN LAMBAYEQUE
Campanha Apagar Portugal. Iniciativa para causar um apagão a nível nacional de modo a alertar e sensibilizar a população para os problemas ambientais e de alterações climáticas.Junta-te a nós no Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#/gr...No Dia da Terra, dia 22 Abril 2010 às 20.00h desligue as luzes por 15 minutos.
Apagar Portugal » Dia da Terra
A Escola Coronel Sarmento, Icoaraci-Belém-Pará, realizou, em 9 de janeiro de 2010 o projeto Ilhas de Belém. O projeto visa, entre outros, possibilitar com que seus alunos e demais participantes conheçam as ilhas de Belém e percebam problemas e dificuldades dos moradores ribeirinhos, além de se interar do bucolismo ambiental da região. O Estado do Pará que tem esse nomo por causa dos índios que deram esse termo (Pará) para indicar terra  de muitos rios. Esse vídeo é a 2ª parte do material produzido.
Ilhas_de_Belem_2.flv
 
Pueden resultar muy acogedores en invierno, en otoño y hasta quizás en primavera, ni hablar si le preguntas a cualquier indigente. Pero definitivamente, en un día de verano como el de hoy, las condiciones de temperatura ambiental, atmosférica y aeroespacial convierten nuestro viaje en un gran problema y hasta en un gran peligro.Gentileza: www.crazytests.com.ar
Calor en el subte
Este video foi criado com objetivo de alertar as pessoas sobre os problemas ambientais que colocam em risco a raça humana na terra. O importante é fazer algo agora antes que a situação se torne irreversivel. Gostaria de mandar um grande abraço a minha namorada Cacá, valtinho e Dani, Leticia, Deraldo, Fabiano e Elisete, e a todas pessoas que estão realmente preocupadas e dispostas a refletir sobre suas atitudes.
Sal da terra - Compositor Beto Guedes
Algunas imagenes para generar conciencia sobre el problema ambiental del planeta
EL calentamiento global
O navio Artic Sunrise do Greenpeace  participou de atividades no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos no dia 25/03/09 e propiciou a visita dos mergulhadores que participaram do evento, no seu interior.Este evento integra a expedição Salvar o Planeta - É Agora ou agora, que expõe os nossos maiores problemas ambientais e as soluções viáveis.Um dos principais organizadores da ida do navio à Laje foi a ONG  Instituto Laje Viva.Uma série de atividades - como mergulho,  anilhamento e soltura de tartarugas marinhas e aves que habitam a Laje fizeram parte da visita.Este vídeo relata este evento de grande significado para a nossa querida Laje de Santos e a visita dos mergulhadores ao famoso Artic Sunrise.
Greenpeace na Laje de Santos
Durante 28 años se ha movilizado carbón por el muelle de la empresa Prodeco cerca del municipio de Cienega y la ciudad de Santa Marta en Colombia. El video transcribe una entrevista a un antiguo pescador que relata los impactos del muelle carbonifero de Prodeco en las formas de vida y subsistencia de los pescadores; la gran mayoría de ellos tuvieron que dejar la pesca debido a la diminución del recurso pesquero debido a la contaminación de las costas y sistemas coralinos.
Carbón, minería y pescadores (Santa Marta - Colombia)
 
La nueva conquista. El proyecto eolico neoliberal en Tehuantepec Oaxaca.En el mes de noviembre de 2008 se llevo a cabo el Encuentro Voces y resistencias para comentar las diversas problemáticas que atraviesan los pueblos de Oaxaca por los proyectos neoliberales y capitalistas que se imponen sin consentimiento en la zona. El encuentro tuvo cita en Juchitan Oaxaca cabecera municipal de esta región donde el aire atrajo no un proyecto ambiental como podría pensarse de la energía eolica, sino de la ambición mezquina de interés capitalistas (como la familia del fallecido Secretario de Gobernación Camilo Murino. Estas empresas en su mayoría europeas están aprovechándose de la pésima situación en que viven los campesinos debido a las malas políticas de los gobernantes, para vender o rentar su tierra por poco dinero y rompiendo así el tejido social comunitario, debido a la migración y la desigualdad económica.La forma en que se han llevado a cabo esta nueva conquista ocupa la mentira y el engaño hacia los ejidatarios y campesinos. Los beneficios de la tecnología ocupada no es para el goce colectivo sino de unos cuantos.Cuando paso el recorrido de l a Otra Campana, eran menos de 10 transformadores eolicos introducidos por la Comisión Federal de Electricidad, dos anos mas tarde son cientos de transformadores cerca de centros poblacionales, así como zonas agrícolas y de pastizal.Pero los problemas no paran ahí, por todo Oaxaca, así como en todo el país, la política del gobierno es un diseño de la política global neoliberal, que quiere despojar a los campesinos de su tierra y convertirlos en los miserables de las ciudades. No comprende ni admite las formas y tradiciones democráticas de las comunidades indígenas, no busca el beneficio colectivo y busca imponerse por métodos violentos.Así este proyecto es uno mas de los que sufre esta zona, las presas y las carreteras, los desarrollos turísticos, van en perjuicio de las tierras habitadas en forma ejidal y comunal, promoviendo una idea de progreso falsa y engañosa, que se ha comprobado tiene resultados desfavorables en el mediano y largo plazo.Este es un pequeño trabajo cooperativo de los medios libres. Abajo y a la izquierda.Para más información en:DECLARATORIA ENCUENTRO DE NUESTRAS VOCES DE LUCHA Y RESISTENCIAhttp://www.lahaine.org/index.php?p=6869
La nueva conquista. Eolicos en Oaxaca.
nenhuma descrição disponível
CONTAMINACION PILAS Y BATERIAS
A ong SOS PRAIAS BRASIL que realiza ações de conscientização e educação ambiental em praias do litoral brasileiro leva sua campanha SAVING THE PLANET também para a Megarampa 2009 no Sambódramo do Anhembi em São Paulo. Com o intuito de chamar a atenção da população para os problemas causados pelo Aquecimento Global o Pinguim Eco, personagem de um pinguim imperador, raça já em extinção pela ação do aquecimento terrestre, desfilou pelo evento carregando uma placa para alertar os presentes.
SOS PRAIAS BRASIL na Megarampa 2009
Interprograma abordando o problema do lixo espacial, problema ambiental desconhecido por muitos.
Lixo Espacial - Parte I
Pequeña práctica de combinación de números de placa para enfrentar el Programa Hoy No Circula.Website de Anafico: http://sites.google.com/site/anaficod...
Hoy No Circula
 

Categorias