Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Gatos que deixam marca de urina em casa

Há muitos donos de gatos que aparecem com a queixa de encontrarem marcas de urina em vários locais da casa. Nestas situações, e em primeiro lugar, há que definir muito bem se se trata de uma verdadeira marcação ou de outro comportamento associado a aversão ao caixote ou à areia, a problemas orgânicos como cistites, a stress ambiental, etc. Estes problemas comportamentais têm causas muito distintas e, assim, tratamentos diferentes.Tratando-se de uma marcação territorial, a quantidade de urina é menor e em superfícies verticais, sendo que este problema surge principalmente em machos não castrados, e a resolução do problema passa de facto pela castração do animal. Nas restantes situações a castração, por si só, não resolve o problema e, nesses casos, existem dois dos aspectos fundamentais da terapêutica comportamental que devem ser realizados: a criação de uma zona segura e de um enriquecimento ambienta.- A zona segura é um local onde o animal se pode esconder, de onde nunca é retirado nem manipulado, perto dessa zona deve existir comida, água, e uma caixa de areia, e deve ser colocado um difusor de feromonas faciais, que actua como apaziguar e redutor do stress.- O enriquecimento ambiental consiste em tornar o ambiental o mais semelhante possível ao ambiente natural dos felinos. Para isso deve ser feita uma estimulação ambiental através de plataformas, onde o gato pode explorar o espaço, deve ser feita uma estimulação olfactiva, visual e através de objectos pendurados, brinquedos escondidos onde possam ser colocados pedacinhos de comida ou que contenham cat-nip (erva gateira), brinquedos com movimento e som. É de salientar que o enriquecimento ambiental deve ser proporcionado a qualquer gato que viva num apartamento.Dúvidas, Achados, Adopções e muito mais você encontra no Portal Bichos & Bichos. www.bichosebichos.comPet Shop, petshop lisboa, petshop Portugal, ração animal, ração cão, gato, peixes, pássaro, roedores, petshop online.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

TRABALHO REALIZADO EM 2007 PELA EQUIPE DA TURMA 6821 DE MECÂNICA DO CEFET-BA. PROFESSOR GILVANDO.
REDES URBANAS E PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Vídeo gravado através de uma câmera digital caseira, onde buscamos alertar a população local assim como todo o poder público para o problema do esgoto que escorre cidade a baixo, passando completamente a céu aberto pelo bairro do Socorro, deságuando no rio Salgadinho, de grande importância para as cidades de Crato e Juazeiro do Norte-CE.Tentamos através deste vídeo fazer uma denúncia e fazer pensar sobre as questões ambientais na nossa região, pois sabemos que até o momento não existem políticas públicas para a questão saneamento básico, e assim a cada dia toneladas de lixo são despeijados no nosso rio Salgado.Precisamos agir, pois enquanto ficamos de braços cruzados, a poluição esta agindo, e olhem, ela age super rápido.Senhores políticos, ta na hora de salvar o rio, assim como está na hora de reorganizar a cidade, de uma forma coerente e eficaz de verdade.Cuidar da natureza quer dizer cuidar de si mesmo e claro dos outros como um todo.
RECORTES DO CARIRI - Vídeo-denúncia - Grito de Alerta
Este vídeo utiliza diversas imagens para ilustrar o grave problema do aquecimento global. Utilizando-me de fotos e desenhos com trilha sonora do Dream Theater (Through his eyes e Endless sacrifice), procuro mostrar de que forma problemas ambientais podem provocar desestruturação cultural, social, política e econômica no mundo.
PLANETA DOENTE
Crude Impact é um filme de 2006 escrito e dirigido por James Jandak Wood. Trata-se de um documentário sobre os efeitos dos combustíveis fósseis na era do aquecimento global. Aborda as ações do governo em busca de um solução para o problema e os crimes ambientais praticados pelas indústrias ao redor do mundo.
Crude Impact - Parte 1/10
A criação de gado é um problema ambiental, tanto pelo desmatamento para formação de pastos quanto pela emissão de CO2 pelos bois (exato, os puns dos bois poluem).A idéia da campanha Segundas Sem Carne é que cada um abra mão de comer carne vermelha em pelo menos um dia da semana, diminuindo bem o impacto ambiental. Nós do Ecoblogs estávamos pensando em fazer um testdrive da campanha quando o coleguinha Rafael Venturelli (@rventurelli) se ofereceu para vestir a camisa. Acompanhe em http://www.ecoblogs.com.br essa série especial e inspire-se!
Rafa Sem Carne
 
O consumo exagerado em nossa sociedade é uma das maiores causas de problemas sociais, econômicos e ambientais! O plástico é um dos materiais que mais usamos em nosso dia-a-dia... temos que nos conscientizar e reciclar! Reciclar é o futuro!
Penso, logo reciclo!
Reflexiones sobre el problema del hambre en latinoamérica. Como producto de los análisis se proponen dos sistemas alimentarios totalmente separados, inclusive económicamente:  el sistema de seguridad alimentaria, y el mercado de alimentación no directamente ligada a la subsistencia
El Hambre: ¿problema ambiental fundamental para latinoamérica?
www.ilsabrasil.com.brO que até hoje vinha sendo um problema ambiental, agora passa a ser um benefício para a produção de alimentos. O início das atividades da Ilsa Brasil gera uma mudança radical na imagem da indústria coureira do país, porque os resíduos de couro, até aqui uma ameaça ao meio-ambiente, serão transformados em adubo que ajudará na produção de alimentos orgânicos.     A Ilsa Spa iniciou as suas atividades em Verona, em 1956. Em 1979, se transferiu para Arzignano, no coração do distrito curtidor mais importante do mundo. Isto facilitou o desenvolvimento de uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia para a transformação de resíduos de couro em fertilizantes orgânicos, muito valorizados, especialmente na Europa. A missão da empresa é produzir e desenvolver adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica e especializada.     Em 2008, a Ilsa exportou seus produtos para 31 países de cinco continentes. É líder na Itália na produção de adubo orgânico, graças a muito investimento em tecnologia. Do faturamento total da empresa, 8% é destinado para a área de P&D. Na Itália, a capacidade de processamento é de 60 mil toneladas/ano, gerando a produção de 34 mil toneladas/ano de adubo orgânico e 62 mil toneladas/ano de adubo organo-mineral.     Esta bagagem está vindo para o Brasil, com o início das atividades da Ilsa Brasil, cuja unidade produtiva, em Portão, está iniciando as suas operações. A Ilsa Brasil é uma empresa com capital ítalo-brasileiro, constituída em 2008. O foco do investimento da Ilsa no Brasil é oferecer uma alternativa de eliminar o passivo ambiental gerado pelos resíduos de couro curtido, produzindo adubos nitrogenados com elevada eficiência nutritiva para a agricultura biológica.     A unidade de Portão tem capacidade instalada para processar 35 mil toneladas/ano de resíduos, para produzir 20 mil toneladas/ano de adubo orgânico. Isto significa condição de receber todo o resíduo dos setores de couro e de calçados do Rio Grande do Sul, resolvendo o problema de passivo ambiental das empresas fornecedoras.     A Ilsa Brasil já está recebendo resíduos de indústrias de couro e calçados. Contatos podem ser mantidos pelo fone 51 2102 6565 ou pelo e-mail: ilsa@ilsabrasil.com.br
Ilsa Brasil - Reportagem Globo Rural
Secretaría de Ambiente lanza Zona Piloto de Recuperación Ambiental en Puente ArandaLa Secretaría Distrital de Ambiente lanzará su primera Zona Piloto de Recuperación Ambiental en la localidad de Puente Aranda, un sector que alberga más de 14.000 empresas entre industriales, comerciales y de servicios. La autoridad ambiental del Distrito, mediante un censo, identificó 752 establecimientos con problemas ambientales, los cuales deberán establecer Planes de Manejo Ambiental.Mejorar la calidad del aire que los bogotanos respiran, el agua que se descarga a los ríos y los residuos generados por parte de las industrias, es el objetivo de las Zonas Piloto de Recuperación Ambiental, una estrategia creada por la Secretaría Distrital de Ambiente para trabajar de la mano con los empresarios e industriales.A través de programas que permitan la reducción de la contaminación y la aplicación de medidas de contingencia, las Zonas Piloto mejorarán la calidad del ambiente de las localidades de Puente Aranda, Kennedy y Fontibón, declaradas en emergencia ambiental, teniendo en cuenta las diferentes fuentes de emisión y sus contaminantes generados.
Zonas Piloto de Recuperación Ambiental Pte. Aranda
O uso indiscriminado de sacolas plásticas é hoje uma ameaça ao meio ambiente. O material  quase sempre vai parar na natureza e acaba contribuindo para a impermeabilização do solo. Um problema que provoca catástrofes como as enchentes que causam prejuízos e até a morte de quem vive em áreas de risco. Um quadro que pode ser mudado com providências como o uso de sacolas de pano, ou simplesmente com o uso racional das sacolinhas.
Momento Ambiental Sacolas Plásticas
 
http://www.ibama.gov.br/cgeam/index.p...http://portal.mec.gov.br/secad/arquiv....LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999Dispõe sobre a educação ambiental, instituia Política Nacional de Educação Ambiental edá outras providências.O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C AFaço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinteLei:CAPÍTULO IDA EDUCAÇÃO AMBIENTALArt. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e acoletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadaspara a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vidae sua sustentabilidade.Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendoestar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, emcaráter formal e não-formal.Art. 3o Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental,incumbindo:I - ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicasque incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e oengajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente;II - às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programaseducacionais que desenvolvem;III - aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, promover ações deeducação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meioambiente;IV - aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação deinformações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em suaprogramação;V - às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, promover programas destinadosà capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho,bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente;VI - à sociedade como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes ehabilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e asolução de problemas ambientais.Art. 4o São princípios básicos da educação ambiental:I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meionatural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;III - o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi etransdisciplinaridade;IV - a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;V - a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;VI - a permanente avaliação crítica do processo educativo;VII - a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;VIII - o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.Art. 5o São objetivos fundamentais da educação ambiental:I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexasrelações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos,científicos, culturais e éticos;II - a garantia de democratização das informações ambientais;III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação doequilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparáveldo exercício da cidadania;V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, comvistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade,igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos parao futuro da humanidade..
O Seu Olhar-Arnaldo Antunes-LEI DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A crise econômica e os problemas ambientais são uma excelente oportunidade de redirecionamento de indústrias que operavam fora de padrões adequados ao século 21.Michael Moore, se é verdadeiro o spam recebido, faz esses comentários em relação ao esforço do governo norte americano de salvar a GM.
GM e Michael Moore
Entrevista com Secretario de Meio Ambiente de Maringa, responsavel pelo Instituto Ambiental do Paraná em Maringá e o promotor de Meio Ambiente de Maringá
Problema gerado com o lixo em Maringá - Parte 3
Amostra de trabalhos de pesquisa sobre problemas ambientais no nosso planeta. Escola Paz por um planeta melhor.
II PAZ MOSTRA TUDO
Parte III, Preocupaciones ambientales: el Dr. Jorge Emmanuel, consultor ambiental e ingeniero químico, brinda una explicación sobre el funcionamiento y los problemas que conllevan las tecnologías de pirólisis, gasificación y plasma.
Pirólisis, gasificación y plasma: Parte III
 
Para que todos tomemos conciencia del problema ambiental PRESENTE
Para meditar
Video produzido por alunos do 2º ano, sala rosa, da Escola de Referência em Ensino médio Maria Vieira Muliterno( Abreu e Lima - Pernambuco.Produzido por Bárbara Gissele, Clarissa Generino, Maria Caroline e André Ferreira.Aborda as consequências da urbanização desenfreada sobre o meio-ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
A urbanização e os desequilíbrios sócio-econômicos
As imagens desse vídeo foram gravadas pela ONG ECO & VIDA no dia 21 de Janeiro de 2010, na Vila Cardoso na Cidade de Campo Limpo Paulista na confluência da Rua Bezerra de Menezes e Rua de acesso ao campo de futebol da Vila Cardoso.Segundo denúncia de moradores do referido bairro,devido as últimas chuvas, há mais de 2 meses nesse local,   formou-se um enorme lago com água parada, em meio a vegetação e a vários tipos de lixo que estão sendo jogados no local. Os moradores do bairro estão  revoltados com o descaso do poder público municipal e preocupados com o risco de contrair doenças, causadas por roedores, insetos e principalmente através da água, pela transmissão do  mosquito da  DENGUE, o qual causa doença infectocontagiosa causada por um tipo de arbovírus que pode causar até a morte de pessoas.Alguns moradores já fizeram várias denúncias, via telefone à Coordenadoria de Meio Ambiente,  pedindo providências para a solução,  mas até o presente momento o problema não foi resolvido. Uma vereadora residente no bairro esteve no local para averiguação, prometendo solução para o problema, mas infelizmente também até o presente nenhuma providência foi tomada.Conforme a Lei do Plano Diretor da Cidade de Campo Limpo Paulista, Capítulo III, do Saneamento Ambiental Integrado, Artigo 14, estabelece que: a política de saneamento ambiental integrado tem como objetivo manter o meio ambiente equilibrado, alcançando níveis crescentes de salubridade, por meio da gestão ambiental, do abastecimento de água potável, da coleta e tratamento de esgoto sanitário, da DRENAGEM DAS ÁGUAS PLUVIAIS, DO MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS  e do reuso das águas, promovendo o equilíbrio ambiental no uso e ocupação do solo.Nós da ONG ECO & VIDA, achamos que o setor responsável pelo Saneamento Ambiental da Prefeitura de Campo Limpo Paulista ( Coordenadoria de Meio Ambiente), deve tomar provid~encias urgentes para efetuar o esgotamento dessa água parada e fazer um levantamento e estudos, para evitar que o problema ocorra novamente.Nós da ONG ECO & VIDA estamos solidários com os moradores do local, por isso estaremos enviando uma notificação ao sr. Neive Nogueiro, Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Limpo Paulista e na sequência representação de denúncia ao Ministério Público da cidade
Risco de DENGUE em Campo Limpo Paulista
Cambio Climático. Copenhaguehttp://tinyurl.com/Arribalosdeabajohttp://tinyurl.com/BlogVisionSieteSábado 14 de noviembre de 2009/ Redacción: Félix Arnaldo/ Edición: Gastón Fedeli/ Visión Siete Internacional/ El calentamiento global amenaza con hacer inhabitable nuestro planeta para el ser humano. En esto coinciden los científicos más serios del mundo. El fenómeno se debe a las altas emisiones a la atmósfera de gases de efecto invernadero (metano, vapor de agua, óxidos de nitrógeno, ozono, dióxido de carbono y clorofluorocarbonos )....En los últimos veinte años, se duplicaron los desastres naturales y la Agencia de Naciones Unidas para los Refugiados pronostica que en los próximos cincuenta años habría 250 millones de personas obligadas a emigrar de sus asentamientos por causas del cambio climático.Estos efectos devastadores producen miles de muertes que no sólo tienen que ver con desastres naturales, sino también con el hambre que es provocada en enormes regiones por el clima que, según la FAO, es una de las peores amenazas para la seguridad alimentaria.En todos los casos, los pobres son los más afectados ya que son los que están más alejados de la posesión de la tierra y el agua.Obama está pidiendo que se lo espere un año, porque la atención en su país está centrada ahora en asuntos como la nueva reforma al sistema de salud.Los gobiernos europeos opinan que lo importante es alcanzar un acuerdo político para luego resolver lo que llaman tecnicismos.El resto de los países emergentes y subdesarrollados y las organizaciones ecologistas sostienen la necesidad de un acuerdo jurídicamente vinculante, que obligue a su cumplimiento bajo un tratado internacional.El representante de Sudan, Lumumba Di-Aping, fue claro en expresar la posición del continente africano, uno de los más perjudicados, al afirmar que no subvencionaran el estilo de vida de las potencias que crearon el problema.Algunos de nosotros nunca llegaremos a ser economías emergentes, seremos sumergentes, dijo el delegado de Leshoto al referirse a las condiciones de su país amenazado por la elevación del nivel del mar.Así las cosas, las probabilidades de que en Copenhague se alcance un acuerdo de fondo se van esfumando y se trasladarían a la próxima reunión que sería en junio del 2010 o, peor aún, para la de diciembre de ese año en México.Para hacer el panorama más desalentador es sorprendente que en ninguna de estas Cumbres se hable acerca de la manipulación del clima que realizan de manera abierta o embozada países como Estados Unidos, Rusia y China; y menos aún de los experimentos como el Haarp ( Programa de Investigación de Aurora Activa de Alta Frecuencia), y el Sura en Rusia; que fueron denunciados como investigaciones para manipular el medio ambiente con fines militares, disimulados como estudios científicos de la ionósfera.Como se ve, para Estados Unidos y Europa el problema es económico y tiene importancia geopolítica; para los países más pobres es además un problema de supervivencia. © Noticiero Visión Siete/ TV Pública/ Argentinahttp://tinyurl.com/BlogVisionSietehttp://blogs.tvpublica.com.ar/interna...--------------------------------------------------Tres millones de empresas de EEUU piden un juicio sobre cambio climático - Libertad DigitalLa Cámara de Comercio de EEUU, el lobby empresarial mas importante del país (agrupa a 3 millones de empresas), solicita que la Agencia de Protección Ambiental celebre una audiencia pública para demostrar la influencia real del hombre en el supuesto cambio climático.Publicada por: Libertad Digital26-08-2009http://preview.tinyurl.com/y9z2gkgPublicada por: NoticiasERB el 26 Agosto 2009http://preview.tinyurl.com/y86emp6-------------------------------------------http://elproyectomatriz.wordpress.comhttp://alienespain.blogspot.comhttp://alienarka.blogspot.com
Cambio Climatico. Copenhague
La psiquiatra Adelaida Barrios, coordinadora del equipo de la  Facultad de Medicina UC, explica cuáles son los principales problemas de salud que afectan a los habitantes de Cobquecura.
RED SALUD UC. Salud mental y ambiental son problemas clave en Cobquecura
 
Vídeo sobre o aquecimento global e problemas ambientais que afetam o mundo.
Imagens valem mais que mil palavras - Planeta Terra
Uno de los principales problemas que sufre Europa actualmente es debido a la contaminación ambiental.Hoy en día estan pagando seriamente los errores del pasado!!!
Problemas ambientales en Europa
Efecto Colateral, es una obra que trata sobre la contaminación en una de la regiones más industrializada de Chile, la región del Biobío, las consecuencias que este trae en la salud de la comunidad, mostrando la participación de distintos movimientos sociales y vecinos que día a día tratan de combatir la contaminación que les acecha.Haciendo un paralelo con la importancia en la protección del Pulmón Verde de esta región, Fundo Nonguén, que reúne a tres comunas del Biobío. Este documental invita a reflexionar y ser participe activo a la problemática ambiental, acentuando una fuerte crítica a la permisibilidad de la legislación actual chilena y a los grupos económicos que sustentan gran parte de la problemática ambiental en la región y en especial, a los derechos básicos del ser Humano.El rodaje duró cerca de tres meses y se centró en los conflictos de Penco con la posible instalación de la termoeléctrica del Southern Cross y Población La Libertad de Talcahuano, población colindante a uno de los cinco complejos industriales más grandes de Chile donde sobresale la siderúrgica Huachipato, respirando día a día los contaminantes que emanan las empresas.Efecto Colateral, mezcla las miradas de los vecinos que por años han estado expuestos a este problema y las opiniones de profesionales que se refieren al impacto de la contaminación y el Cambio Climático, tomando en cuenta que Chile es en América Latina el país que más contribuye en emanaciones de dióxido de Carbono, siendo la región del Biobío una de sus protagonista en ese dañino aporte al planeta y a los seres humanos.Ejecutado por la radio comunitaria Lorenzo Arenas de Concepción con fondos proporcionados por el Fondo de Proteccion Ambiental de la CONAMA del Biobío.La cinta dura 45 minutos, en donde se puede apreciar un poco más la problemática de la contaminación y descubrir que no esta tan lejos como la imaginamos.Su lanzamiento fue el jueves 10 de diciembre 2009 a las 19:30 hrs, en la Sociedad Lorenzo Arenas, ubicada en Tucapel 852, Concepción.Ficha Técnica:Jefe de ProyectoJuan SchillingGabriel RojasProducciónCarlos SantanaGuión y MontajeJulían GesellCámaraJulían GesellCarlos SantanaGabriel RojasFrancisco Albarrán
Documental - Efecto Colateral - Parte 5.wmv
Vídeo feito para ressaltar os problemas do meio ambiente e possíveis soluções
Problemas Ambientais
O programa Repórter Justiça, veiculado pela TV Justiça, desta edição discute a preservação ambiental. Mudanças climáticas, emissão de gases poluentes, desmatamento, poluição do ar e das águas são assuntos recorrentes na mídia e, atualmente, até em plataformas eleitorais. Saiba mais sobre as idéias para solucionar esses problemas, bem como alternativas de uso sustentável dos recursos naturais.
Repórter Justiça discute preservação ambiental (1/3)
 

Categorias