Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Documentário sobre o Manguezal em Aracaju

Documentário que ganhou em 3° lugar na categoria arte/Ensino Médio, na II Olimpíada Ambiental de Sergipe Intitulado de A destruição da paisagem natural em favor do crescimento urbano, aborda os problemas gerados pelo crescimento desordenado de Aracaju/Sergipe, o que serve também para qualquer outra cidade.O vídeo foi elaborado por alunos do 2º ano do ensino médio, sendo eles: Charlie Rodrigues Fonseca, Gabriella Souza Barreto, Luis Felipe Araújo e Rafael Azevedo Ferreira, do COC-Colégio São Paulo, em Aracaju. Participação do Professor e historiador sergipano Luiz Antônio.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

A série foi produzida pelo departamento de Jornalismo da TV Cultura, por uma equipe que viajou mais de 70 mil Km pelas Américas e Europa, com a incumbência de retratar o problema do lixo e mostrar as bem-sucedidas experiências na busca de soluções para esta grave questão. A série revela as possibilidades concretas em direção a novos objetivos. Mostra que, mais importante que simplesmente denunciar os dramas do lixo, é fundamental contribuir para solucioná-los, visando a implantação de políticas que incluam a educação ambiental da sociedade e sua imprescindível participação.LEIA MAIS:http://aleeco.multiply.com/video/item/40
O Desafio do Lixo (3/11)
Desde os anos sessenta moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, se deslocam de suas cidades para trabalhar na colheita de cana-de-açúcar nas grandes fazendas do interior paulista. O boom dos bio-combustíveis aumenta ainda mais a necessidade dessa mão-de-obra sazonal e barata que, na maioria das vezes, trabalha sem condições de salubridade. O Caminho do Meio pretende se aproximar desses trabalhadores, e apontar as questões conflitantes que envolvem o agrobusiness e os problemas sócio-ambientais.Co-produção: André Amparo | Trade Produção e Comunicação | Rede Minas | ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais
DOCTV IV - O Caminho do Meio |MG - André Amparo autpr e diretor ...
Vídeo da Audiência Pública realizado no dia 14 de outubro de 2009, na Assembléia Legislativa do Paraná, sobre o problema do Lixo em Curitiba e Região Metropolitana. Assita no vídeo, os pronuciamentos de Marilza Dias, Secretária Executiva do SIPAR, Dep. Luiz Eduardo Cheida, presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembléia Legislativa, Dr. Robertson, do Ministério Público do Meio Ambiente do Paraná, Dep. Rosane Ferreira (PV), Dep. Tadeu Veneri e do líder comunitário do Caximba, Jader Silva.  Denúncias de irregularidades na concessão de licenças ambientais, e questionamentos sobre o projeto e a licitação milionária do Lixo em Curitiba e Região Metropolitana.   Fonte: www.institutoreagebrasil.com.br
Instituto Reage Brasil - Audiência Pública do Lixo na Assembléia Legislativa do Paraná
Entrevista al Ing. Antonio Clement realizada por Maxim Rebolledo sobre las causas de los problemas ambientales que agobian al mundo y las posibles soluciones a los mismos.
Mensaje de Conservación Ambiental (Antonio Clement)
Instruídas pelo professor Valter Mhaestro, tivemos que fazer um vídeo sobre problemas ambientais.Fizemos um tentando conscientizar à todos que o problema está mais perto de nós do que imaginamos.Pense bem: O Mundo está em nossas mãos!Obs.: Faltou alguns efeitos para ilustrar melhor o vídeo, mas por ser o primeiro, ta valendo. Os próximos ficarão melhores!Vídeo produzido por: Daniele Borges, Renata Sousa e Thais Giglio - alunas do 4ºB do Curso de Pedagogia da Universidade Mogi das Cruzes-UMC.
O mundo está em nossas mãos!
 
A Escola Coronel Sarmento, Icoaraci-Belém-Pará, realizou, em 9 de janeiro de 2010 o projeto Ilhas de Belém. O projeto visa, entre outros, possibilitar com que seus alunos e demais participantes conheçam as ilhas de Belém e percebam problemas e dificuldades dos moradores ribeirinhos, além de se interar do bucolismo ambiental da região. O Estado do Pará que tem esse nomo por causa dos índios que deram esse termo (Pará) para indicar terra  de muitos rios. Esse vídeo é a 1ª parte do material produzido.
Ilhas_de_Belem_1.flv
Daniel Quinn, autor de la gran obra Ismael, hace una breve reflexión sobre el papel que ha adquirido el dinero en nuestra sociedad y nuestra necesidad de devorar al mundo debido al desacople, a la imposibilidad de vivir del modo en que realmente deseamos.A menudo oímos que se pueden concebir formas de organización de la sociedad que serían sostenibles y justas, el problema es como trasladarse desde la situación actual hasta esa otra situación. El papel que juega el dinero es uno de los factores que imposibilitan una auténtica transformación: las cosas sólo pueden generalizarse si generan dinero, y no hay nada que vender en la idea de consumir menos recursos naturales y vivir con menos. Hay que buscar otros incentivos, algo que no será nada fácil.
Daniel Quinn sobre el consumo del planeta
Crude Impact é um filme de 2006 escrito e dirigido por James Jandak Wood. Trata-se de um documentário sobre os efeitos dos combustíveis fósseis na era do aquecimento global. Aborda as ações do governo em busca de um solução para o problema e os crimes ambientais praticados pelas indústrias ao redor do mundo.
Crude Impact - Parte 4/10
Quem visita Fernando de Noronha não se dá conta das limitações enfrentadas por quem vive na ilha. As regras que garantem o equilíbrio do meio ambiente dificultam e muito o dia a dia da população. Um dos problemas é a falta de moradia. Hoje, mais de 300 pessoas estão na fila de espera para ter direito de construir uma casa para morar com a família.
Especial Noronha - A ilha
II Mostra Circuito Tela VerdeEstá aberto o prazo para o envio de filmes/curtas para compor a II Mostra Circuito Tela Verde. Todos aqueles que desejam participar enviando produções, devem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/SAIC/MMA), por meio dos e-mail educambiental@mma.gov.br ou  sibea@mma.gov.br, ou pelo telefone (61) 3317-1288.Os filmes devem ser produzidos em processo educomunicativo e abordar a temática socioambiental. O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes, escolas,  cooperativas. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes devem oferecer um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais, trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.O Circuito Tela Verde é uma das ações de educomunicação do DEA/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99).
Vinheta com música.wmv
 
Terra Sim, Barragens não! é um documentário do I Congresso Nacional dos Trabalhadores atingidos por Barragens. O vídeo recupera os principais debates ocorridos no Congresso: a questão da terra, a política energética do governo e os problemas ambientais resultantes da construção de barragens. Além disso, retrata as diferentes situações dos  movimentos regionais e o processo de constituição do movimento nacional. O Congresso, realizado em 1991, resultou na articulação do Movimento de Atingidos por Barragens  MAB, que busca unificar os trabalhadores e povos indígenas de todas as regiões do país na luta por um novo modelo do desenvolvimento.
Terras sim, barragens não!
un grupo de organizaciones ambientalistas y ecologistas celebraron hoy, el avance que tuvo nuestro país, al crear el  Ministerio y Superintendencia , con ésto se logró incorporar el compromiso de crear el servicio de biodiversidad y áreas protegidas, el cual deberá ser enviado al Congreso en el plazo de un año, lo cual constituye un aporte de los parlamentarios y una solución al problema pendiente en nuestro país desde hace 40 años, Chile ha dado un paso adelante en materia ambiental, con esto nos demuestra que junto al Ministerio y Superintendencia se logró incorporar el compromiso de crear el servicio de biodiversidad y áreas protegidas, el cual deberá ser enviado al Congreso en el plazo de un año, lo cual constituye un aporte de los parlamentarios y una solución al problema pendiente en nuestro país desde hace 40 años,
CREACION DEL MINISTERIO DEL MEDIO AMBIENTE "UN PASO ADELANTE"
Siguiendo con su apuesta ecológica, Coterránea estuvo presente en la conferencia sobre Selección de Residuos y Reciclaje que se llevó a cabo en el country cordobés Las Delicias, donde disertó la bióloga Liliana Arguello y contó con la presencia de las integrantes de la Comisión de Ecología del Jockey, vecinos y directivos del barrio.El pasado 25 de noviembre la bióloga Liliana Arguello brindó una charla informativa a los vecinos del country Las Delicias, organizada por la residente Marta Solterman de Blangino, quien se interesó por el tema luego de conocer la experiencia ecológica en el Country Jockey Club.Por esta razón, tuvo como invitados especiales a los integrantes de la flamante Comisión de Ecología de este barrio del sur, quienes compartieron con todos los presentes sus vivencias en materia de recolección diferenciada de basura, que comenzaron a realizar en el mes de octubre.También fueron invitados representantes de los distintos countries de la ciudad, de modo que transmitan lo aprendido en sus barrios para lograr concientizar a la mayor cantidad de gente posible y así entre todos comenzar a provocar un cambio que sea efectivo para el medio ambiente.La solución al problema ambiental está en lo chiquito, porque se generó en lo chiquito, como la mayoría de los problemas complejos. La pequeña acción de cada uno puede ayudar a frenarlo, sentenció la bióloga.
Conferencia en Las Delicias por ecología . Selección de Residuos Diferenciados. Coterránea
Es un material que muestra testimonios reales de personas mapuche que están conviviendo con plantas de tratamientos de aguas servidas y vertederos en la IX región, y los problemas que ello les ocasiona.
lanzamiento documental racismo ambiental en Chile
O curso tem como objetivo formar profissionais habilitados a administrar e desenvolver empreendimentos a partir das novas tendências de gestão organizacional e ambiental utilizando-se das mais modernas tecnologias, podendo interferir socialmente a favor da preservação e do desenvolvimento sustentável. O profissional deve possuir as competências e habilidades necessárias para diagnosticar problemas ambientais, gerenciar e coordenar a viabilização e implementação da solução ambiental e pode atuar em empresas, nas instituições responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente ou mesmo em organizações do terceiro setor.Cursos de Graduação - Centro Universitário Senachttp://www.sp.senac.br/vestibular
O bom profissional de Meio Ambiente
 
Vídeo que ERA pro meu grupo apresentar em um trabalho de Ambiental...Mas desisti de apresentar...Ficou tosco demais=PE o professor naum tem tanto senso d humor pra achar o vídeo no mínimo engraçadoxDEra uma tentativa de relatar problemas ambientais em Maceió...Mas desisti de fazer um roteiro mais elaborado, qnd percebi que o filme ia ficar simplesmente ridículo=P_____________________________O maior sucesso gênero comédia de todos os tempos, alémde ser educativo, alertando sobre os perigos dos crimesambientais...- Jenner news -
[Direito Ambiental] Exterminador do Seu Futuro
Temazo del año 2006, potente donde los haya, de la rapera francesa Keny Arkana, marsellesa de origen argentino. De este vídeo existe ya una versión subtitulada en español por Fatclubgijon. No obstante nos apeteció intensamente hacer nuestra propia versión subtitulada, para separar las distintas voces y dar más tiempo a leer la voz principal. Este vídeo hace referencia a las revueltas que hubo en los barrios deprimidos de varias ciudades francesas en 2005 y habla de problemas de carácter global. Si resulta del gusto de uno, recomendamos escúchese a todo volumen y en repetidos visionados para captar bien las imágenes y la letra. Hay un breve fotograma en que se ve una de las Torres Gemelas desplomándose, a ver si la detectan.Hemos añadido subtítulos en español arriba (blanco) y a media altura (amarillo), sobre un archivo subtitulado en inglés (blanco abajo) que encontramos en el excelente canal de oclandestin:http://www.youtube.com/watch?v=z8txht...Véase el vídeo con alta calidad y subs en español aquí:http://www.youtube.com/watch?v=8g7KiW...En este canal hemos subtitulado numerosos vídeos educativos sobre los diversos temas a los que alude este brillante videoclip, como por ejemplo:Jerry Mander sobre los problemas del mundohttp://www.youtube.com/watch?v=kIo9hv...Sumisión Voluntaria  El contrato social que aceptamoshttp://www.youtube.com/watch?v=q3CXME...Bienestar y PIB - Adbustershttp://www.youtube.com/watch?v=XrzuAL...Jared Diamond  Sostenibilidad por las buenas o por las malashttp://www.youtube.com/watch?v=0QFCKq...Oren Lyons  Reflexiones de un nativo americanohttp://www.youtube.com/watch?v=ZWRFln...Mario Savio en las revueltas estudiantiles de 1964http://www.youtube.com/watch?v=A_Evj7...
La Rabia del Pueblo/The Rage of the People - Keny Arkana (2006 ...
Os agricultores adeptos da agroecologia adotam práticas de conservação do solo e de preservação dos mananciais, além do controle fitossanitário no combate a pragas e doenças sem utilização de defensivos agrícolas. Os problemas ambientais que envolvem a cafeicultura de montanha são resolvidos em conjunto pelos pesquisadores, famílias e comunidade. A atividade representa um rendimento seguro para os agricultores, que além de café ainda cultivam na propriedade feijão, milho, hortaliças.
Dia de campo na tv - Café agroecológico e orgânico na agricultura familiar
O Aquecimento global é um problema que o planeta Terra está enfrentando atualmente; como bem diz o nome, a temperatura do planeta está se elevando; o planeta está mais quente; esse calor está trazendo sérios problemas para todos nós.A nossa tomada de consciência para tentar diminuir o aquecimento do nosso planeta é tentar reduzir a poluição.http://sosplaneta2010.blogspot.com
Educação e Consciência Ambiental "URGENTE"
La Campanya Espanya és crisi neix amb la voluntat de donar resposta a lactual situació econòmica, política, social i ambiental des duna òptica independentista i en clau de Països Catalans. És cert que actualment vivim en un món globalitzat, i que per tant estem sotmesos a alguns factors difícils de controlar, però no podem permetre que aquest fet sigui utilitzat per lEstat espanyol per intentar dissimular la seva responsabilitat directa en molt dels problemes que patim, com a jovent i com a poble.En aquests moments és imprescindible que lindependentisme pugui donar respostes a les principals problemàtiques, al mateix temps que assenyala la responsabilitat de lEstat espanyol en bona part delles. Hem escollit quatre eixos principals que creiem que engloben de forma prou completa la crisi que ens comporta com a nació el fet destar sota el domini de lEstat espanyol: leix econòmic, social, democràtic i ambiental. En tots ells denunciem les polítiques que ha dut a terme Espanya, sempre contrària als interessos dels catalans i catalanes, així com proposem solucions i mesures per corregir-ho, sent conscients que fins que assolim la plena llibertat no deixaran de ser pedaços.Estem convençuts que si el jovent català ens organitzem i lluitem plegats podem vèncer aquesta crisi, la crisi que ens suposa estar sota el domini dEspanya. Perquè volem poder emancipar-nos amb plenitud, veure les nostres seleccions competint internacionalment, poder augmentar les beques i les ajudes al jovent català i per poder aconseguir-ho ens fa falta tallar darrel amb el problema, trencar amb lEstat espanyol.Cada dia som més els que així ho creiem. A les JERC milers de joves treballem dia a dia per uns Països Catalans lliures, sostenibles i justos socialment. Sabem que és un repte difícil, però ni molt menys impossible. Superarem, un a un tots els obstacles en què ens trobem, perquè ens guia el ple convenciment de treballar per allò que és just i tenim la força que ens dóna lluitar per la llibertat.Només hi faltes tu, lluita pels teus drets, lluita pels Països Catalans, vine a les JERC!
JERC: presentació de la campanya espanya és crisi
 
Conjunto de trabalhos construídos pelos estudantes dos 9ºs anos do Colégio Santa Emília, de Olinda - PE, para a disciplina de Química.O objetivo dos trabalhos é apresentar problemas ambientais relacionados aos bairros onde vivem, relacionando suas causas e possíveis consequências.
TERÇa -trabalho pronto.wmv 9 A
Vídeo gravado através de uma câmera digital caseira, onde buscamos alertar a população local assim como todo o poder público para o problema do esgoto que escorre cidade a baixo, passando completamente a céu aberto pelo bairro do Socorro, deságuando no rio Salgadinho, de grande importância para as cidades de Crato e Juazeiro do Norte-CE.Tentamos através deste vídeo fazer uma denúncia e fazer pensar sobre as questões ambientais na nossa região, pois sabemos que até o momento não existem políticas públicas para a questão saneamento básico, e assim a cada dia toneladas de lixo são despeijados no nosso rio Salgado.Precisamos agir, pois enquanto ficamos de braços cruzados, a poluição esta agindo, e olhem, ela age super rápido.Senhores políticos, ta na hora de salvar o rio, assim como está na hora de reorganizar a cidade, de uma forma coerente e eficaz de verdade.Cuidar da natureza quer dizer cuidar de si mesmo e claro dos outros como um todo.
RECORTES DO CARIRI - Vídeo-denúncia - Grito de Alerta
O governo do estado determinou uma nova área para a construção de um presídio na região de Bragança Paulista. O terreno fica entre Bom Jesus dos Perdões e Atibaia. Vereadores e a população protestam. Os vereadores de Piracaia são contra a construção de unidades prisionais próximas à cidade. Teremos vários reuniões para que não seja instalada nem a primeira estaca da construção do presídio, disse José Silvino Cintra, presidente da Câmara dos vereadores de Piracaia.Moradores e representantes de entidades de Bom Jesus dos Perdões e Atibaia também se mostram contrários à vinda do presídio. A luta contra a construção de uma unidade prisional nessa região começou no ano passado. O movimento Presídio Não entrou na justiça e conseguiu derrubar o decreto que autorizava a construção de uma penitenciária feminina no km 59 da rodovia Dom Pedro, entre Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões. Agora, eles se reuniram mais uma vez, para outro capítulo dessa história. Moradores e políticos argumentam que falta estrutura nos municípios para abrigar uma penitenciária com 768 detentas, além disso, destacam que podem surgir problemas ambientais. Isso vai gerar esgotos, vai gerar águas e a gente não tem condições no município. Hoje, a gente está fazendo a implantação de um sistema, disse Ricardo Yoshima, presidente da Câmara de vereadores de Bom Jesus dos Perdões. O coordenador do movimento espera que o governo se abra para o diálogo com a população e sugere a construção de unidades menores. O número de detentas que nós tínhamos em Perdões era de 70, porque a construção de um presídio para 780? Isso não é regionalização de vagas, disse Sérgio Ferreira, presidente do movimento Presídio Não. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que a escolha da área tem base em estudos técnicos e atende a critérios de necessidade de vagas na região.
Presídio na divisa de Bom Jesus dos Perdões e Atibaia
Vídeo tema do projeto ambiental O Planeta Verde Pede Socorro! realizado pelo Colégio Tempo Melhor e Jardim Campestre. Projeto este que teve como objetivo mobilizar e conscientizar todos os alunos dos graves problemas ambientais enfrentados pelo nosso planeta.
Família do Futuro - Colégio Tempo Melhor e Jardim Campestre
Lo hacen semanalmente y pese a las advertencias y pedidos no hay manera de convencerlos de que la quema de basura y pastizales es un atentado contra la salud pública. En el interior del Círculo y la Villa Militar los jardineros creen que pueden deshacerse de la basura con una simple fogata. Craso error. El humo llega hacia hogares que están frente al complejo militar. Espero que este material ayude a que la OEFA comprenda la magnitud del problema.
Contaminación desde el interior de complejo militar del Ejército Peruano
 

Categorias