Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Documentário sobre o Manguezal em Aracaju

Documentário que ganhou em 3° lugar na categoria arte/Ensino Médio, na II Olimpíada Ambiental de Sergipe Intitulado de A destruição da paisagem natural em favor do crescimento urbano, aborda os problemas gerados pelo crescimento desordenado de Aracaju/Sergipe, o que serve também para qualquer outra cidade.O vídeo foi elaborado por alunos do 2º ano do ensino médio, sendo eles: Charlie Rodrigues Fonseca, Gabriella Souza Barreto, Luis Felipe Araújo e Rafael Azevedo Ferreira, do COC-Colégio São Paulo, em Aracaju. Participação do Professor e historiador sergipano Luiz Antônio.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Segunda video reportagem da serie Miraterra in Action onde relatamos problemas ambientais, principalmente no municipio de Rio Claro
MIRATERRA ACTION AV 56A 0001
O senador Paulo Paim (PT-RS) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (2) para pedir maior engajamento de cada indivíduo na preservação do Planeta. Segundo ele, o desrespeito à natureza vem provocando uma mudança climática assustadora, o que gera destruição e morte.No entender de Paulo Paim, é necessário que cada cidadão tenha maior consciência na defesa do planeta. Do contrário, observou, o mundo continuará assistindo a fenômenos como tsunamis, derretimento de geleiras e fogo nas florestas, entre outros problemas ambientais.
Paim pede maior consciência para a preservação do Planeta
Domingo, 01/04/1990. Depois de um ano, a pior catástrofe ambiental continua causando graves problemas para o meio ambiente. A empresa Exxon Valdez foi incidiada criminalmente em cinco acusações pela Justiça americana.
Pior desastre ambiental no Alasca (1989)
A TV Câmara exibe uma série de reportagens sobre um problema que desafia países, quebra a cabeça de especialistas, mobiliza os defensores do meio ambiente e tem tudo a ver com a forma como nos comportamos no dia-a-dia: o lixo. Essa coisa aparentemente simples, que precisa apenas ser jogada fora.Seria ótimo se fosse mesmo simples assim. Mas, como sabem hoje em dia até as crianças, o lixo é uma coisa bem mais complicada, que envolve aterros sanitários, separação e reciclagem, custos elevados e políticas de saúde pública. É o que mostra Aline Machado, na primeira reportagem da série especial sobre o destino do lixo.Lixo nas ruas e nos rios, bem perto dos moradores. Quem nunca viu essa imagem antes? O pior é que nós mesmos somos responsáveis por parte do problema. Em média, cada brasileiro produz 1 Kg de lixo por dia. No Brasil inteiro, são 178 mil toneladas, sendo que apenas 140 mil são coletadas. O resto, 38 mil toneladas, o equivalente a uma fila de 3 mil e 800 caminhões, ou 3 vezes o comprimento da ponte Rio-Niterói, é jogada em qualquer lugar.Nesses lixões, muitas vezes perto de centros urbanos e reservas ambientais, não há qualquer tratamento do lixo. Catadores em busca do que pode ser reciclado e até de comida ficam expostos ao chorume - líquido gerado pelo material em decomposição - cem vezes mais poluente do que o esgoto doméstico.Mas não deveria ser assim. A coleta é principalmente um problema de administração pública. Nos mais de cinco mil municípios, bilhões de reais são investidos em licitações e contratos com empresas privadas pra construção de aterros sanitários. Só pra se ter uma ideia, a maior cidade brasileira, São Paulo, gasta cerca de R$ 1 milhão por dia pra lidar com o lixo.Irregularidades foram encontradas em algumas partes do país. Em Brasília, uma empresa está sendo investigada pelo Tribunal de Contas. O motivo: contrato sem licitação. Na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o Ministério Público comprovou a existência de buracos no aterro de Gramacho. No Rio Grande do Sul, o lixão de Capão da Canoa está interditado até que o município obtenha licença ambiental. Também no Rio Grande do Sul, foi desmontada uma quadrilha que há 12 anos fraudava licitações pra coleta de lixo. No grupo, havia agentes da Justiça e policiais. As empresas teriam faturado mais de R$ 20 milhões, somente no ano passado.Segundo o ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União, essas irregularidades são comuns. Ele defende mais poderes pra que o TCU apure e puna com rigor eventuais falhas.Além de maior fiscalização, os deputados defendem a aprovação do projeto com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.E cada um de nós pode ajudar na redução e no reaproveitamento daquilo que jogamos fora. Em casa, é só separar o lixo seco do material orgânico. Assim, o trabalho do catador de lixo é facilitado.Fonte: TV Câmarahttp://www2.camara.gov.br/tv
Lixo (Episódio 1 de 4) - Os desafios da destinação do lixo
Video presentado en el Primer Congreso Oriental de Investigacion ( 28 al 29 de Octubre de 2009) En el Auditorio del IUT Cumana, mediante la ponencia del trabajo LA BASURA ELECTRONICA, UN PROBLEMA AMBIENTAL por los Bachilleres Rosana A. Gomez Schinzano y Jose A. Silva Rodriguez. Asesorados por la Ing. Lila Flores.
E-Waste - Basura Electronica
 
O projeto é uma iniciativa da RBS TV Santa Maria, visa sensibilizar e conscientizar a população regional quanto aos problemas ambientais e ressaltar a importância da mudança de hábitos para a preservação do planeta e da vida.
Projeto Pense Verde - Ar - Campanha RBS TV
La basura como un problema nacional y mundial
La basura.wmv
Super legaaaaal o;
Aula de PAC
Gravação de Palestra Musical realizada no Centro Cultural Isaura Neves na cidade de Caieiras para abertura da Agenda 21 e comemoração da Semana da Compaixão. A composição musical é: Teclado e Tenor. A Agenda 21 é um fórum de discussões idealizado na conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. Este fórum estabelece a importância dos governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade para soluções dos problemas sócio-ambientais. Este evento é promovido pela Secretaria de Ação Cultural da Prefeitura Municipal da cidade de Caieiras que é dirigida pela Secretária Tânia Shibata. Piano: Andrea Romero Tenor: Allan Vilches Contatos: www.incanttus.com.br / atendimento@incanttus.com.br
Incanttus Musicais - Semana da Compaixão - Caieiras/SP
La acumulación de basuras en los rellenos sanitarios tiene en peligro ambiental a Bogotá y a San Andrés. En este capitulo se analizan los problemas ambientales que se han creado con la acumulación de basuras en las ciudades colombianas. Los dos focos centrales se hallan en Bogotá, donde el relleno sanitario de Doña Juana llegó a su máxima capacidad territorial, y en San Andrés, donde el relleno Magic Garden ya tiene copado su límite de carga. Las campañas de limpieza marina y el reciclaje son dos aspectos que se analizan como aportes de grupos ciudadanos y sociales. También, los avances tecnológicos que se vienen adelantando en las universidades colombianas para convertir las basuras en materia prima de energía y abonos.
Colom-bío - Capítulo 3 - Basuras
 
Ainda é tempo, mudar... Nós podemos
http://www.greenpeace.org
Aquecimento Global - Problemas Ambientais hoje (HQ)
Encuentro de lanzamiento oficial de la Plataforma Campesina e Indígena Norte Norte. Esta plataforma productiva-ambiental fue establecida el pasado 18 de octubre del año en curso, en San Rafael de Guatuso, con la presencia de 42 organizaciones de base de Los Chiles, Upala y Guatuso, luego de un proceso de encuentros y reuniones de un año de trabajo.La aspiración de la Plataforma es contribuir a generar adecuadas y crecientes condiciones de desarrollo sustentable en favor de la familia campesina e indígena de este territorio, que comprende los cantones de Guatuso, Upala y Los Chiles. En tal perspectiva, nuestra apuesta es a un proceso de co-responsabilidad entre el Gobierno,  Los Gobierno Locales, las organizaciones campesinas, sector privado, cooperación internacional y otros sectores interesados  de la zona y fuera de ella, para abordar y resolver los agudos problemas de nuestro sector.
Encuentro Plataforma Campesina e Indígena Norte - Norte (Parte 2)
Uno de los principales problemas que sufre Europa actualmente es debido a la contaminación ambiental.Hoy en día estan pagando seriamente los errores del pasado!!!
Problemas ambientales en Europa
-
Esquecimento Total - Yudi Tamashiro
O que é Gestão Ambiental     Constituição Federal - Art. 225. Todos têm direito ao meio     ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum     do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se     ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e     preservá-lo para as presentes e futuras gerações.A gestão ambiental (GA) é uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental. Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais).     Os termos administração, gestão do meio ambiente, ou simplesmente gestão ambiental serão aqui entendidos como as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam. (BARBIERI, José Carlos. GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL  Conceitos Modelos e Instrumentos)No caso do setor público, a Gestão Ambiental apresenta algumas características diferenciadas. O governo tem papel fundamental na consolidação do desenvolvimento sustentável, porque ele é o responsável pelo estabelecimento das leis e normas que estabelecem os critérios ambientais que devem ser seguidos por todos, em especial o setor privado que, em seus processos de produção de bens e serviços, se utiliza dos recursos naturais e produz resíduos poluentes. Por isso mesmo, além de definir as leis e fiscalizar seu cumprimento, o poder público precisa ter uma atitude coerente, responsabilizando-se também por ajustar seu comportamento ao princípio da sustentabilidade, tornando-se exemplo de mudança de padrões de consumo e produção, adequando suas ações à ética socioambiental.)RESOLUÇÃO Nº 404, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2008 Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 8º, inciso I, da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, eConsiderando que a disposição inadequada de resíduos sólidos constitui ameaça à saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações; Considerando as dificuldades que os municípios de pequeno porte enfrentam na implantação e operação de aterro sanitário de resíduos sólidos, para atendimento às exigências do processo de licenciamento ambiental;Considerando que a implantação de aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos deve ser precedida de Licenciamento Ambiental por órgão ambiental competente, nos termos da legislação vigente; Considerando o disposto no artigo 12 da Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997, que possibilita a adoção de procedimentos simplificados, observadas a natureza, características e peculiaridades da atividade ou empreendimento, resolve: Art. 1º Estabelecer que os procedimentos de licenciamento ambiental de aterros sanitários de pequeno porte sejam realizados de forma simplificada de acordo com os critérios e diretrizes definidos nesta Resolução. § 1º Para efeito desta Resolução são considerados aterros sanitários de pequeno porte aqueles Categoria:  Ciência e tecnologiaPalavras-chave:  RESOLUÇÃO Nº 404
ipueiras ceara 13 10 09 Gestão Ambiental
 
...Em direção á prefeitura ..........A liberdade é um sonho humano que acompanha os seres humanos. Não se trata de um sonho eterno e que sempre existiu, pois a luta pela liberdade só surge quando há a falta de liberdade. O surgimento da sociedades de classes marcam o nascimento da exploração e dominação que enclausuram os seres humanos em suas próprias criações sociais. Os seres humanos criam Deuses, mercado, propriedade privada, Estado, igrejas, partidos políticos, instituições, para suprimir sua própria liberdade. Alguns se sentem à vontade na prisão social instaurada, tal como a classe dominante e suas classes auxiliares. A emergência da sociedade capitalista significa uma nova forma de prisão, escura e asfixiante. A classe capitalista e a burocracia se sentem à vontade nessa prisão, pois é dela que vem sua força e eles assumem o papel de carrascos e carcereiros. Assim como uma prisão traz doenças e destruição, o domínio do capital traz graves problemas psíquicos, degradação ambiental, entre diversos outros efeitos que marcam um capítulo nefasto na história da humanidade, no qual nunca se produziu tantos bens materiais e nunca se destruiu de forma tão avassaladora; nunca o desenvolvimento tecnológico foi tão intenso e nunca seu uso foi tão egoísta e limitado. O capitalismo é uma sociedade fundada na exploração e dominação!
Praia da Estação 27 março 2010
Colégio Evangélico JaraguáTrabalho de geografia - 2ºBProfessor Martim RaederTalita Weber Dias e Suelen Tomelin
Problemas da Urbanização
História das Coisas de Annie Leonard é um documentário, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas - parte 1 (Dublado)
El Directorio Ejecutivo del Banco Mundial aprobo un prestamo de 330 millones de dolares para fortalecer el nuevo Ministerio del Medio Ambiente y mejorar la gestion ambiental en el Peru, en sectores claves de la economia.  Por ejemplo, la contaminacion atmosferica urbana es uno de los problemas mas agudos de los centros urbanos del Peru. Se estima que es responsable de la muerte anual de cerca de cuatro mil personas, en su mayoria pobres y ninos menores de cinco anos. Al respecto, el Ministro del Medio Ambiente, Antonio Brack, refirio: El programa apunta a mejorar la calidad de los combustibles, en especial del diesel, que es el mas usado por el transporte publico y en el transporte pesado a nivel nacional. La ley manda que para el primero de enero de 2010, tiene que haber una mejora sustancial en la calidad del combustible. Esto implica renovar el parque automotor de Lima, que tiene muchos vehiculos antiguos y contaminantes, como medida para mejorar el aire.  El Banco Mundial, apoyara decididamente al pais en el desarrollo de politicas ambientales, dado que permiten un desarrollo sostenible. Sobre al apoyo en el sector mineria, Renan Poveda, del Banco Mundial preciso: Estamos apoyando con el inventario de los actuales pasivos ambientales mineros, a fin de identificarlos y priorizarlos para establecer estrategias de remediacion. Ademas se esta apoyando la participacion ciudadana en todo el ciclo minero.  El prestamo programatico del Banco Mundial, es la primera operacion en una serie de tres, que financiara reformas institucionales y de politicas en cinco areas claves: Mejora de la gestion ambiental, incluyendo el apoyo al fortalecimiento del Ministerio de Medio Ambiente; reformas en el sector transporte y de combustibles para la mejora de la calidad del aire; conservacion de la biodiversidad, gestion ambiental sustentable en el sector minero y desarrollo sostenible del sector pesca.
Banco Mundial destinara 330 millones de dolares para apoyar al medio ambiente
El equipo de Rickyonofree Hoy toma mas Conciencia sobre el Problema Ambiental y Ponemos nuestro Granito de Arena Mostrandote esta Reflexion... No es una invencion es un Problema Real espero y lo tomes EncerioRickyonofree by iManiaQ
Has Conciencia
 
Plantabosques es un proyecto de Voluntariado Ambiental desarrollado por ADENEX en colaboración con el Instituto de la Juventud de Extremadura y la Dirección General del Medio Natural de la Junta de Extremadura.En el año 2010 celebramos la séptima edición de un programa que nació como respuesta a los problemas producidos por los incendios forestales, y que poco a poco ha ido abarcando también áreas donde se quiere recuperar la vegetación autóctona.Si quieres más información sobre éste u otros proyectos de voluntariado ambiental organizados por ADENEX, puedes informarte en nuestra página web: www.adenex.org, o llamanado al 924 38 71 89.
Plantabosques 2010 - Serra de S.Mamede.wmv
-
MS Record 2ª Edição - Leito d'água do córrego Guariroba pede socorro com ...
O Planeta esta passando por varios problemas ambientais, estão vamos fazer o maximo para melhorar a qualidade de vida no nosso planeta e numca se esqueça, O Mundo esta em nossas Mãos.
Die Welt ist auf unsere Hände
Presencie ud. la amenaza que sufren los pobres avechuchos.
Documental Avechuchos
Como coautor de Sostenibilidad ambiental de la Región de Murcia (Editum Gaia), nos habla de los principales indicadores existentes y los problemas en la Región de Murcia
Miguel Ángel Esteve: Sostenibilidad ambiental Murcia
 

Categorias