Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Represa Billings - Reservatório Da Região Metropolitana Paulista

Vídeo que foi colocado no dia 19 de abril de 2009 e foi retirado no dia 2 de julho de 2009 e agora eu que não sou mais dodremon, agora dodremom, porque só assim o Youtube reaceitou, eu o recoloco.A descrição era essa: Fiz esse vídeo sobre a Represa Billings. O vídeo conta 1 pouco do surgimento da Represa Billings, e apresenta Imagens de Mapas, e Fotos. A Represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Tem aproximadamente 100 Km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 500 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga. A represa surgiu em 1925 para gerar energia elétrica e movimentar as principais indústrias de São Paulo. Na época, a carência de água e de recursos energéticos eram preocupantes. Para solucionar o problema, os engenheiros F. Hyde e Asa Billings desenvolveram o Projeto Serra, desviando o fluxo do Rio Tietê para o canal do Rio Pinheiros, a fim de movimentar as águas em direção ao reservatório Billings e gerar energia na usina de Cubatão. No entanto, diversos fatores, como a explosão demográfica, causaram uma série de inundações e a poluição das águas da represa. Em 1988 a reversão das águas poluídas foi paralisada por três anos. Em 1992, as Secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente decidiram que o bombeamento das águas do Rio Pinheiros seria realizado somente em algumas situações, como controle das cheias. A água da represa melhorou, porém há um outro fator que ameaçava sua existência: a crescente ocupação irregular e desordenada ao seu redor. Aproximadamente 700 mil pessoas vivem no entorno da Represa Billings, gerando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a Represa Billings possui então os seus grandes trechos poluídos infelizmente. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Sabesp. A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Em tempos de problemas ambientais essa maquininha...
maquina devastadora de arvores
Derrubada ecológicaÉ difícil imaginar que a derrubada de milhares árvores seja a solução para um problema ambiental. Mas é exatamente isso que está ajudando a preservar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no extremo sul do Brasil. O pinus, plantado antes da criação da reserva, virou uma ameaça a um dos maiores santuários ecológicos da região. Analice Bolzan esteve na reserva para mostrar como a retirada da espécie vai garantir a sobrevivência da fauna e flora nativas. Esta matéria foi exibida no Via Legal 348 em 06/05/2009
Via Legal - Parque Nacional Pinus
Lo hacen semanalmente y pese a las advertencias y pedidos no hay manera de convencerlos de que la quema de basura y pastizales es un atentado contra la salud pública. En el interior del Círculo y la Villa Militar los jardineros creen que pueden deshacerse de la basura con una simple fogata. Craso error. El humo llega hacia hogares que están frente al complejo militar. Espero que este material ayude a que la OEFA comprenda la magnitud del problema.
Contaminación desde el interior de complejo militar del Ejército Peruano
Parte II, Pirólisis y gasificación: el Dr. Jorge Emmanuel, consultor ambiental e ingeniero químico, brinda una explicación sobre el funcionamiento y los problemas que conllevan las tecnologías de pirólisis, gasificación y plasma.
Pirólisis, gasificación y plasma: Parte II
Icaros-Demeter Ltda. é uma reconhecida empresa na área agrícola por sua precisão e capacidade de fornecer aos agricultores, de forma rápida, dados detalhados e precisos sobre as condições das culturas; analisando e percorrendo vastas áreas com um desempenho incomparável.Esta informação permite ao agricultor/fazendeiro agir prontamente caso haja algum problema, podendo tratar qualquer tipo de cultura e facilitando, também, o controle e o planejamento preliminar relativo a esta. Usando a plataforma Aerofotogramétrica Icaros? e um sistema de geração e processamento de dados GIS totalmente automatizado, Icaros-Demeter oferece quase que instantaneamente imagens ortoretificadas e mapas temáticos geo-espaciais (topográficos), ambos marcados com dados de espectro infravermelho. Icaros-Demeter fornece esses dados e ao mesmo tempo análises agronômicas ao agricultor/fazendeiro graças ao seu sistema algorítmico integrado (algorithm engine).Esta contínua série de dados facilita e permite ao agricultor/fazendeiro aumentar a sua rentabilidade seguindo alguns dos seguintes critérios:1.Diminuição no uso de Pesticidas (até 70%) por detectar antecipadamente os efeitos de agentes patogênicos no campo, e auxiliar o uso de taxas variáveis de tratamento variable rate treatment (VRT), e a descoberta de uma possível infestação de pragas em áreas específicas.2.Diminuição no uso de Fertilizantes (até 50%) por detectar antecipadamente possíveis situações de stress no campo e analisar imediatamente as necessidades nutricionais das culturas. 3.Avaliação precisa no gerenciamento de água (armazenamento e déficit hídrico no solo).4.Irregularidades no campo como variabilidade de solo, necessidade de irrigação ou drenagem e análises para um eficaz planejamento agrícola.5.Monitoramento preciso na mensuração de Biomassa e rendimentos, geração de gráficos de lucros e contagem exata da quantidade de árvores em campo.6.Avaliação exata de danos as culturas, quando referente a problemas causados pelo homem ou episódios ambientais como tempestades, enchentes, geadas, etc... Icaros-Demeter é uma empresa inovadora e reconhecida por seus serviços prestados na área agrícola, sendo assim, o seu maior objetivo é possibilitar que o gerenciamento agrícola faça parte do novo padrão de qualidade de seus agricultores/fazendeiros.  Resultados comprovadamente positivos nos rendimentos, na colheita e no controle de água, bem como a diminuição no uso de Agroquímicos fazem da Icaros-Demeter? a solução, através de ferramentas rentáveis e indispensáveis ao agricultor de hoje.
Icaros Demeter Ltd.
 
Micro institucional que ayuda a tomar conciencia del daño que ocasionamos al  medio ambiente, y a tomar iniciativas para minimizar el problema de la contaminación.Director de Producción: Jefferson AnguloGuión: Daniel MolinaCamarógrafos: Andrés García  y Julio RodríguezFotografía: Pedro AcostaNarración: María Teresa HernándezEdición y Montaje: Jefferson AnguloUna producción de  AUDIO DIGITAL PRODUCTIONS FILMSCaracas - Venezuela
Micro Contaminación Automotor
Como viver melhor
http://novotelecurso.blogsp...
Novo Telecurso - E. Fundamental - Geografia - Aula 18 (2 de 2 ...
opiniones de los pobladores responsables de la contaminacion ambiental
el problema real de la basura
A partir dos olhares de moradores, professores e estudantes, o vídeo desenha melhorias para a os problemas sócio-ambientais de Barreiros, em Duque de Caxias - RJ.Escola Produtora: E.M. Mariana Nunes PassosLocal: Barreiros, Município de Duque de Caxias.
Olhares para o futuro - EM Mariana Nunes Passos
Animação realizada na EBM Batista Pereira - Fpolis/ feito pelos alunos para contextualizar o problema ambiental
Destruição
 
Pescaria no Rio Cai-Serra Gaúcha-RS, Manhã de abr/2009. Neste rio existe uma grande variedade de peixes e é muito bonito para passear, pescar, passar o dia. O Único problema é o grande número de pessoas que armam redes em diversos pontos do Rio. Neste ano, 2009, fui duas veses, em ambas vi pessoas com redes e nenhuma fiscalização por parte da polícia ambiental.
Pescaria no Rio Cai - Manhã
-
En México...
-
sos hipopotamos colombianos 5prt.
Pedido de Instalação de mina de fosfato na nascente do rio Pinheiros em Anitápolis SC Brasil, gera preocupação em estudantes de cidades que se utilizam das águas do rio para o abastecimento e consumo.O órgão oficial de licenciamento e fiscalização ambiental do estado de Santa Catarina ao sul do Brasil, já havia emitido a licença para a implantação do empreendimento. A Ong Montanha Viva ingressou na justiça, pedindo a anulação da licença, O ministério Público Federal, aceitou a denúncia e concedeu liminar favorável, parando o empreendimento.Para reforçar os argumentos contrários, e examinar os riscos aos recursos hídricos de tal atividade na região, está sendo realizada uma audiência pública, na cidade onde o rio tem seu estuário, junto as belas lagoas antes de antigir o oceano Atlântico.Ambientalistas, políticos e técnicos, participaram recentemente de programa de TV para alertar a população dos problemas ambientais e dos risco, caso o projeto venha ser implantado, pois após esta liminar da justiça, a área que contém o minério foi vendida para a Companhia de mineração VALE. Com o empreendimento nas mãos desta grande mineradora, cresce o temor na população que a VALE recorra a justiça para retomar ao projeto.
00018.MTS
Crude Impact é um filme de 2006 escrito e dirigido por James Jandak Wood. Trata-se de um documentário sobre os efeitos dos combustíveis fósseis na era do aquecimento global. Aborda as ações do governo em busca de um solução para o problema e os crimes ambientais praticados pelas indústrias ao redor do mundo.
Crude Impact - Parte 3/10
 
Participaram do debate, o biólogo e presidente da ONG Montanha Viva,de Florianópolis, Jorge Albuquerque, o professor de Educação em GestãoAmbiental da Unibave, de Orleans, e membro do Movimento Nascentes daSerra, Ademir Milo Motta da Silva, o secretário-executivo do Comitê daBacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, FranciscoBeltrame, a presidente da Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, ArleteBloemer, o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão, Haroldode Oliveira Silva, o Dura, a coordenadora do curso de História,Eulélia Henrique e a acadêmica do 7° semestre de História, AlineCobertura ECOTV http://www.youtube.com/ECOTVImagens: Fernando De CarvalhoNandi.Pedido de Instalação de mina de fosfato na nascente do rio Pinheiros em Anitápolis SC Brasil, gera preocupação em estudantes de cidades que se utilizam das águas do rio para o abastecimento e consumo.O órgão oficial de licenciamento e fiscalização ambiental do estado de Santa Catarina ao sul do Brasil, já havia emitido a licença para a implantação do empreendimento. A Ong Montanha Viva ingressou na justiça, pedindo a anulação da licença, O ministério Público Federal, aceitou a denúncia e concedeu liminar favorável, parando o empreendimento.Para reforçar os argumentos contrários, e examinar os riscos aos recursos hídricos de tal atividade na região, está sendo realizada uma audiência pública, na cidade onde o rio tem seu estuário, junto as belas lagoas antes de antigir o oceano Atlântico.Ambientalistas, políticos e técnicos, participaram recentemente de programa de TV para alertar a população dos problemas ambientais e dos risco, caso o projeto venha ser implantado, pois após esta liminar da justiça, a área que contém o minério foi vendida para a Companhia de mineração VALE. Com o empreendimento nas mãos desta grande mineradora, cresce o temor na população que a VALE recorra a justiça para retomar ao projeto.
Debate sobre Fosfateira c/ alunos da UNISUL -ECOTV00013
Um projeto que visa sensibilizar e conscientizar a população regional quanto aos problemas ambientais e ressaltar a importância da mudança de hábitos para a preservação do planeta e da vida. Serão abordados vários temas ambientais com dicas simples que todos podemos praticar, construindo um mundo melhor e mais VERDE.
Notre Dame - Pense Verde
Depois da viol?ncia, ? dos problemas ambientais que os portugueses t?m mais medo. A polui??o, os inc?ndios e a camada de ozono est?o no topo das preocupa??es, segundo uma investiga??o do Instituto de Ci?ncias Sociais da Universidade de Lisboa
Preocupa??es dos portugueses
A Escola Coronel Sarmento, Icoaraci-Belém-Pará, realizou, em 9 de janeiro de 2010 o projeto Ilhas de Belém. O projeto visa, entre outros, possibilitar com que seus alunos e demais participantes conheçam as ilhas de Belém e percebam problemas e dificuldades dos moradores ribeirinhos, além de se interar do bucolismo ambiental da região. O Estado do Pará que tem esse nomo por causa dos índios que deram esse termo (Pará) para indicar terra  de muitos rios. Esse vídeo é a 1ª parte do material produzido.
Ilhas_de_Belem_1.flv
Realizada na ensolarada manhã do domingo 27 de Julho de 2008, a Expedição Fotográfica Mananciais em Foco, mais uma ação do Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista - SP, reuniu um grupo de 45 pessoas que, embora provenientes das mais diversas atividades profissionais , tinham uma coisa em comum: a preocupação com os problemas ambientais que envolvem nossa região, principalmente no que diz respeito à água.
Expedição Fotográfica "Mananciais em Foco" Bragança Pta
 
problemas ambientais
rio anil são luis MA - parte 03 P/ DARA BEATRIZ
Vídeo elaborado pelos alunos do 2º Amor - Noite da Escola Custódio Pessoa: Carla, Mayara, Sayonara, Lays, Lenilza, Valdemir, Zuleide e Estela.
PROBLEMAS AMBIENTAIS - URBANOS E RURAIS
Entrevista al Ing. Antonio Clement realizada por Maxim Rebolledo sobre las causas de los problemas ambientales que agobian al mundo y las posibles soluciones a los mismos.
Mensaje de Conservación Ambiental (Antonio Clement)
A exploração indiscriminada somada aos impactos pós-ocupação provocaram danos aos córregos, rios e mananciais e isso passou a ser um problema dos órgãos ambientais, um problema público, em todas as esferas de poder.  O deputado estadual de Goiás, Luis Cesar Bueno, destaca a importância da criaçnao de um Parlamento metropolitano no sentido de fiscalizar e discutir o problema. JORNA DA IMPRENSAReportagem: Antonio Lessa JuniorImagens e edição: Diogo Diniz Garcia Gomeswww.jornaldaimprensa.com.br
PLANO DIRETOR DE GOIANIA E RIO MEIA PONTE - Jornal da Imprensa
Terminar con la superpoblación no resolverá los problemas de racismo, intolerancia religiosa, guerra o disparidad económica. Pero si no resuelves la superpoblación, no podrás resolver jamás ninguno de los problemas anteriores. - Paul R. Ehrlich
Impacto Ambiental del Hombre
 

Categorias