Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Represa Billings - Reservatório Da Região Metropolitana Paulista

Vídeo que foi colocado no dia 19 de abril de 2009 e foi retirado no dia 2 de julho de 2009 e agora eu que não sou mais dodremon, agora dodremom, porque só assim o Youtube reaceitou, eu o recoloco.A descrição era essa: Fiz esse vídeo sobre a Represa Billings. O vídeo conta 1 pouco do surgimento da Represa Billings, e apresenta Imagens de Mapas, e Fotos. A Represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Tem aproximadamente 100 Km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 500 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga. A represa surgiu em 1925 para gerar energia elétrica e movimentar as principais indústrias de São Paulo. Na época, a carência de água e de recursos energéticos eram preocupantes. Para solucionar o problema, os engenheiros F. Hyde e Asa Billings desenvolveram o Projeto Serra, desviando o fluxo do Rio Tietê para o canal do Rio Pinheiros, a fim de movimentar as águas em direção ao reservatório Billings e gerar energia na usina de Cubatão. No entanto, diversos fatores, como a explosão demográfica, causaram uma série de inundações e a poluição das águas da represa. Em 1988 a reversão das águas poluídas foi paralisada por três anos. Em 1992, as Secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente decidiram que o bombeamento das águas do Rio Pinheiros seria realizado somente em algumas situações, como controle das cheias. A água da represa melhorou, porém há um outro fator que ameaçava sua existência: a crescente ocupação irregular e desordenada ao seu redor. Aproximadamente 700 mil pessoas vivem no entorno da Represa Billings, gerando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a Represa Billings possui então os seus grandes trechos poluídos infelizmente. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Sabesp. A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Una máquina de agua divertida.olvidas tus problemas por un momento...Bueno, el valor añadido era la idea de divertirse mientras se ahorra, en nuestro proyecto, el agua potable de recarga, nos parece útil porque ayuda a ahorrar dinero, una media de 1,5 dólares a la semana, la moneda peruana es el sol, que el 3 soles equivalente a 1 dólar, por lo que es importante, y un mes, equivalente a 16 soles ($ 6). Basado en esta idea que hemos diseñado.Como tal, el proyecto busca generar un impacto social, al tratar de cambiar el paradigma de la conciencia del ahorro, salvando el día, divertirse mientras lo hace, trata de un bono de impacto ambiental, porque, sin duda, si es capaz de reducir la producción de botellas ahorrará energía, los materiales y la contaminación generada por la producción de una botella.Dicho esto (los archivos mientras se divierten) para describir el producto, la idea detrás es simple, no se trata de crear algo así decirlo, pero tratamos de relacionar el ahorro con la diversión, y qué mejor que usar una máquina que ofrecen diversión y al mismo tiempo que el agua nos lleva. Todos se beneficiarían de los consumidores para el fabricante, ahorrar poco a poco a invertir en la producción de botellas, e incluso nuestra sociedad, si podemos vincular el ahorro y divertida idea, que hemos demostrado que nuestra idea no es imposible, pero sólo requiere de un pensamiento.¿Cómo medir el impacto?En el corto plazo no se puede medir en una intensidad real, es como cualquier nueva idea, se necesita tiempo. Pero basta para medir ningún sondeo de opinión, la popularidad de observar, analizar las formas de generar, evaluar cómo muchas bebidas son más populares, ¿cuánto ahorro en botellas genera, el alcance que tiene, y así sucesivamente.
Stanfordgit09
Trabalho realizado para a cadeira de Ergonomia.

O Ruído como problemática, o Ambiente como solução . . .
2B2_2008_179.m4v
-
Efeito estufa (trabalho senai)
A Escola Coronel Sarmento, Icoaraci-Belém-Pará, realizou, em 9 de janeiro de 2010 o projeto Ilhas de Belém. O projeto visa, entre outros, possibilitar com que seus alunos e demais participantes conheçam as ilhas de Belém e percebam problemas e dificuldades dos moradores ribeirinhos, além de se interar do bucolismo ambiental da região. O Estado do Pará que tem esse nomo por causa dos índios que deram esse termo (Pará) para indicar terra  de muitos rios. Esse vídeo é a 2ª parte do material produzido.
Ilhas_de_Belem_2.flv
Esse vidio fala sobre os problemas ambientais, como o Efeito Estufa, Destruição da Camada de Ozônio, Desmatamento, e que as pessoas de hoje se concientizassem e que ajudassem a proteger o nosso planeta.
Trabalho Keco (Poluição)
 
Visitem nosso blog: ****www.tapiocariaecafematuto.blogspot.com**** A Tapiocaria e Café Matuto vem fazendo sua parte na divulgação desta reunião e no aumento da  consciência ambiental. Eu, Rogério Ribeiro, tenho feito um trabalho de formiga tentando mexer com a consciência de pessoas ligadas a mim de alguma maneira. Antes de encontrar uma saída para os nossos problemas é preciso encontrar primeiro para o meio ambiente, do contrário não teremos mais onde sorrir ou chorar, vencer ou fracassar...ficaremos literalmente sem chão para viver!A COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela UNFCCC  Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de 7 a 18 de dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca).Todos os anos centenas de milhares de pessoas morrem por causa das alterações climáticas: as catástrofes ambientais custam aos governos bilhões e as pessoas sofrem ainda mais que a economia. Mas quem assume a responsabilidade? Ninguém. Os dirigentes políticos têm o dever de agir. Falar é fácil, mas as ações são limitadas, e agora o tempo é curto. Tudo começa com a criação de acordo para a mudança: amanhã será catastrófico, a menos que o mundo tome as medidas agora. Para evitar os piores impactos das alterações climáticas - aumento do nível do mar, as inundações e a seca generalizada - as emissões globais de gases de efeito estufa em todo o mundo tem que cair antes de 2020. Mas no momento, essas emissões aumentam cada vez mais rápido em toda a parte. Os cientistas apontam para um aquecimento, que continuará por 20 anos após eventuais reduções nas emissões. Isso significa que iremos ter que conviver com as alterações climáticas que não poderemos parar, a menos que essa ação aconteça agora.
Beds Are Burning
Video para sensibilizar al público sobre las multiples amenzas que se ciernen sobre nuestro mendio ambiente.Documental producido por ALBA FILMS y Fundación Luciérnaga. Managua Nicaragua
Documental: Lo que el viento nos dejó - Parte 2
Video para crear conciencia sobre el grave problema ambiental que nos aqueja.
Calentamiento Global UBB jóvenes
filme sobre o problema ambiental, projeto do Rotary Club Internacional junto com os clubes de Votuporanga.
rotary - meio ambiente
Se ha presentado en el Vaticano la instalación fotovoltaica colocada sobre el Aula Pablo VI, ante la presencia del cardenal Giovanni Lajolo, presidente del Governatorato del Estado de la ciudad del Vaticano, y el Nobel de Física, el profesor Carlo Rubbia.El Estado de la ciudad del Vaticano, se lee en una nota oficial, no ha dejado de prestar atención a los problemas importantes de naturaleza ambiental que implican al planeta. Esta importancia se plasma en realidad en la nueva instalación fotovoltaica que ha permitido realizar una estructura sobre una superficie de unos 5.000 metros cuadrados. La energía producida se introducirá en la red eléctrica vaticana, a cobertura parcial del consumo de la misma aula y de los edificios circundantes, con un ahorro energético y reducción de la contaminación.
Energía solar en el Vaticano
 
-
problemas ambientais
Taller con participantes de la comunidad con Graciela Scorzo y Antonio BrailovskyMedidas de seguridadPlanes de contingencia de máxima  Leyes que prevean y obliguen el uso de materiales, objetos seguros ? Respetar el código Planeamiento urbano teniendo en cuenta el riesgo ambiental?  Edilicios: casas pensadas para la salud (luminosidad,  calefacción ventilación, materiales de construcción pinturas  etc.)Ver lo ambiental desde las dos veredasLa comunidad debe aprender a reclamar. Constitución y acción sobre los problemas. Lograr convivencia y compromiso por parte de todos los actores Tratar comunitariamente las problemáticasCuando los problemas locales y surgen espontáneamente como aquí hay problemas de comunicaciónSe debe reforzar el intercambioCuando las personas están sensibilizadas por otras causas  reaccionan inmediatamente a cualquier estímulo irritante  (plátanos sin que sea esa sola la causa)Reuniones con especialistas para lograr consensoAccidentes de transito problema grave pendiente.Deben mantenerse sanciones y multas duras serias para faltas Agresiones ambientales(Usar bidones de agroquímicos para reciclar, hacer bolsas, emplear contaminantes a sabiendas de los daños que causan, control de residuos patológicos, químicos, etc.)Arrojar a las cañerías contaminantes en la especulación de que ya no están (abuso de las colectoras)Los olores son un llamado de atención. Marcan la presencia microbiana que deben controlarse y monitorearse. Obras sanitarias: análisis químicos del agua potable UIMBA control y monitoreoLa turbidez no necesariamente la convierte en no potable.Prioridades ambientales  Agua AireSueloEnergía Usar energías alternativas no contaminantes: bicicleta, solar, eólica, optar por GNC es menos contaminante.Tabaquismo: Continuar con prevención hacia la educación, para propender a que los niños y adolescentes no comiencen a fumar igual para otras sustancias adictivas.Docentes  y equipo de salud (actores principales en la toma de conciencia.) Determinar que cuando no se puede intervenir en el reciclado o recuperación debe volverse el residuo al origen vendedor importador fabricante (pilas, baterías transformadores con PCB)No exponer a las personas a recolectar  productos contaminantes sin equipos de protección.Cuidar que no todos los lugares son aptos para la acumulación de productos a la espera de una disposición final.
ANTONIO BRAILOVSKY-GRACIELA SCORZO-JORNADAS HABLEMOS DE ECOLOGÍA
Pequeña práctica de combinación de números de placa para enfrentar el Programa Hoy No Circula.Website de Anafico: http://sites.google.com/site/anaficod...
Hoy No Circula
O Aquecimento global é um problema que o planeta Terra está enfrentando atualmente; como bem diz o nome, a temperatura do planeta está se elevando; o planeta está mais quente; esse calor está trazendo sérios problemas para todos nós.A nossa tomada de consciência para tentar diminuir o aquecimento do nosso planeta é tentar reduzir a poluição.http://sosplaneta2010.blogspot.com
Educação e Consciência Ambiental "URGENTE"
educação ambiental
Aquecimento global
 
un video documental, grabado en una sola toma, con luz natural y sonido ambiental y efectos sonoros hechos en el acto, sin edicion de sonido o imagen, acerca del tinnitus -sensacion auditiva que no es originada en el medio ambiente- el documental incluye comentarios profesionales y declaraciones de personas que padecen este problema.
tinnitus, un documental tipo dogma
O PLANETA EM 2100«SCENARIO 2100»Como será a Terra dentro de cem anos? Até onde terá avançado o aquecimento global? Que espécie de catástrofes irá a Humanidade experimentar no futuro?Estas e outras questões serão abordadas num documentário inovador e surpreendente acerca do aquecimento global e o seu impacto no meio ambiente e na nossa sociedade, baseado em modelos simulados acerca do futuro da terra, criados pelo Earth Simulator,um super computador concebido para resolver os problemas ambientais globais ou propor soluções alternativas para os desastres naturais por meio da análise do ambiente global.
O Planeta em 2100
O Rio Grande do Sul, como outros estados do País, situa-se numa posição geográfica altamente susceptível à degradação ambiental quando a cobertura vegetal é removida. As ações antrópicas na ocupação desordenada em áreas urbanas e o intensivo uso do solo em áreas rurais causaram a redução na taxa de infiltração de água no solo e a degradação do ambiente com as freqüentes secas e enchentes. Com base no problema apresentado, o projeto envolvendo a UNIFRA, a Prefeitura de Santa Maria, EMATER/ASCAR-RS e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim tem como objetivo geral sensibilizar professores, alunos e a comunidade rural e urbana de Santa Maria, para as tecnologias que aumentem a infiltração de água no solo pela transferência de conhecimentos in loco usando unidades demonstrativas com tecnologias disponíveis que reduzem os impactos da degradação ambiental.
Projeto Tec-Água
Mostra a tecnologia social baseada na utilização do pó de basalto na produção agrícola, tornando um problema ambiental -- o rejeito da produção industrial de brita para a construção civil -- em um fator de melhoramento da produção de vegetais no Rio Grande do Sul.
22 - Utilização de Pó de Basalto na Produção
Video explicativo del proyecto interdisciplinario impulsado por la CET (coordinadora escolar tecnológica) Estefanía Z. (Estefi) en coordinación con las demás áreas de la escuela trabajado durante el 2009, presentado en el acto de fin de año de Intec en representación del distrito 4º de la ciudad de Buenos Aires.  Cada grado de la escuela ha investigado en grupos un problema distinto del mundo y ha creado una producción a modo de solución .
Un mundo nuevo
 
-
DENUNCIA Vertedero pirata zona centros comerciales LUGONES
Icaros-Demeter Ltda. é uma reconhecida empresa na área agrícola por sua precisão e capacidade de fornecer aos agricultores, de forma rápida, dados detalhados e precisos sobre as condições das culturas; analisando e percorrendo vastas áreas com um desempenho incomparável.Esta informação permite ao agricultor/fazendeiro agir prontamente caso haja algum problema, podendo tratar qualquer tipo de cultura e facilitando, também, o controle e o planejamento preliminar relativo a esta. Usando a plataforma Aerofotogramétrica Icaros? e um sistema de geração e processamento de dados GIS totalmente automatizado, Icaros-Demeter oferece quase que instantaneamente imagens ortoretificadas e mapas temáticos geo-espaciais (topográficos), ambos marcados com dados de espectro infravermelho. Icaros-Demeter fornece esses dados e ao mesmo tempo análises agronômicas ao agricultor/fazendeiro graças ao seu sistema algorítmico integrado (algorithm engine).Esta contínua série de dados facilita e permite ao agricultor/fazendeiro aumentar a sua rentabilidade seguindo alguns dos seguintes critérios:1.Diminuição no uso de Pesticidas (até 70%) por detectar antecipadamente os efeitos de agentes patogênicos no campo, e auxiliar o uso de taxas variáveis de tratamento variable rate treatment (VRT), e a descoberta de uma possível infestação de pragas em áreas específicas.2.Diminuição no uso de Fertilizantes (até 50%) por detectar antecipadamente possíveis situações de stress no campo e analisar imediatamente as necessidades nutricionais das culturas. 3.Avaliação precisa no gerenciamento de água (armazenamento e déficit hídrico no solo).4.Irregularidades no campo como variabilidade de solo, necessidade de irrigação ou drenagem e análises para um eficaz planejamento agrícola.5.Monitoramento preciso na mensuração de Biomassa e rendimentos, geração de gráficos de lucros e contagem exata da quantidade de árvores em campo.6.Avaliação exata de danos as culturas, quando referente a problemas causados pelo homem ou episódios ambientais como tempestades, enchentes, geadas, etc... Icaros-Demeter é uma empresa inovadora e reconhecida por seus serviços prestados na área agrícola, sendo assim, o seu maior objetivo é possibilitar que o gerenciamento agrícola faça parte do novo padrão de qualidade de seus agricultores/fazendeiros.  Resultados comprovadamente positivos nos rendimentos, na colheita e no controle de água, bem como a diminuição no uso de Agroquímicos fazem da Icaros-Demeter? a solução, através de ferramentas rentáveis e indispensáveis ao agricultor de hoje.
Icaros Demeter Ltd.
A partir dos olhares de moradores, professores e estudantes, o vídeo desenha melhorias para a os problemas sócio-ambientais de Barreiros, em Duque de Caxias - RJ.Escola Produtora: E.M. Mariana Nunes PassosLocal: Barreiros, Município de Duque de Caxias.
Olhares para o futuro - EM Mariana Nunes Passos
Vira-lata tentou salvar cão atropelado e vira herói anônimo no ChileO vira-lata tentou salvar outro cão que havia sido atropelado em uma movimentada rodovia em Santiago.As imagens foram captadas por câmeras de vigilância da estrada.A televisão do Chile exibiu as cenas.Em meio a caminhões e outros veículos de grande porte, o cachorro se aproximou do animal atropelado e, com dificuldade, o arrastou para a margem da rodovia Vespucio Norte. Rapidamente, funcionários chegaram e retiraram os dois animais. O cão vítima do atropelamento não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O salvador, como um bom cão de rua, fugiu logo em seguida.================* EMOTION: A street dog tried to save a run over dog and turns anonymous hero in Chile The turn-can tried to save another dog that had been run over in one put into motion highway in Santiago. The images had been caught by cameras of monitoring of the road. The television of Chile showed the scenes. In way the trucks and other vehicles of great transport, the dog if approached to run over animal e, with difficulty, dragged it for the edge of the Vespucio highway North. Quickly, employees had arrived and removed the two animals. The dog victim of the running over did not resist the wounds and still died in the place. The street dog, ran away immediately afterwards. * EMOCIÓN: Un perro de la calle intentó ahorrar un funcionamiento sobre perro y da vuelta al héroe anónimo en Chile dar vuelta-puede probado ahorrar otro perro que había sido funcionado con encima en uno puesto en la carretera del movimiento en Santiago. Las imágenes habían sido cogidas por las cámaras de la supervisión del camino. La televisión de Chile demostró las escenas. De manera los carros y otros vehículos del gran transporte, el perro si estuvieron acercados para funcionar con encima el animal e, con dificultad, la arrastraron para el borde del norte de la carretera de Vespucio. Rápidamente, los empleados habían llegado y habían quitado los dos animales. La víctima del perro del funcionamiento encima no se opuso a las heridas y todavía muerto en el lugar. El perro de la calle, funcionó lejos inmediatamente luego.* GEFÜHL: Ein Straßenhund versuchte, einen Durchlauf über Hund zu speichern und dreht anonymen Held in Chile drehen-kann versucht einen anderen Hund speichern, der vorbei in einen gelaufen worden war, der in Bewegungslandstraße in Santiago gesetzt wurde. Die Bilder waren durch Kameras der Überwachung der Straße verfangen worden. Das Fernsehen von Chile zeigte die Szenen. Auf Art schleppten die LKWas und andere Träger des großen Transportes, der Hund, wenn sie genähert werden, um Tier e, mit Schwierigkeit vorbei laufen zu lassen, sie für den Rand des Vespucio Landstraße Nordens. Schnell waren Angestellte angekommen und die zwei Tiere entfernt. Das Hundeopfer des Betriebs vorbei widerstand nicht den Wunden und noch gestorben im Platz. Der Straßenhund, lief weg sofort danach. ==============A domesticação de animais ou plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas, para a vida em associação íntima com os seres humanos e com outras espécies. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária. As plantas domésticas são inúmeras e vão desde as utilizadas em residências até às cultivadas na agricultura.A domesticação acompanha a História da civilização, sendo benéfica para o desenvolvimento da mesma, porém é extremamente prejudicial à natureza e à ecologia, já que, em contraste com a seleção natural, a domesticação provoca uma seleção artificial de alguns seres vivos em detrimento de outros que o ser humano procura eliminar por considerar hostis à sua sobrevivência. A domesticação, desse modo é um fator de redução da biodiversidade. Um exemplo no Brasil é o abate de onças que se alimentam de gado. A agricultura acarreta a devastação de florestas naturais e em seu lugar são instaladas monoculturas. O habitat e os alimentos de animais selvagens são dessa forma destruídos.A domesticação acaba sendo ao mesmo tempo benéfica e maléfica ao ser humano, pois este também sofre as conseqüências de problemas ambientais gerados pela domesticação em grande escala.fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestic...
cão tentando salvar outro cão comove o Chile (DOGS - PERROS)
SOBRE AS RÃSNome: Rana catesbeiana shawÉ de origem norte-americanaVive em média 16 anos (para reprodução em cativeiro deve permancer no máximo quatro anos no ranário)Postura média de 3.000 ovos na primeira ovulação, e de 20.000 ovos nas ovulações seguintes.1) A carne de rã possui todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. O homem não sintetiza 10 aminoácidos e precisa consumi-los para viver. A carne de rã possui esses aminoácidos e é ideal para atletas que precisam ganhar e manter a musculação. Por ser uma proteína de alto valor biológico, é excelente para a recuperação de doentes diminuindo o período de convalescença, pois aumenta a resistência corporal.2) Não possui gordura intercelular. Toda a gordura da rã praticamente se localiza no abdômem, diferente dos mamíferos onde a localização da gordura é também entre as células. Assim, a carne de rã possui baixíssimos níveis de colesterol e, comparado com a carne de boi possui 20 vezes menos gordura.3) Possui alta digestibilidade (mais de 97%). Come-se menos e alimenta-se mais.4) Não causa alergias. Indicada para pessoas com problemas alérgicos alimentares.5) A rã brasileira é criada em cativeiro. Não é um produto de caça. Assim, não há agressão ao meio ambiente (desde que ela não fuja do ranário já que, por ser um animal exótico à nossa fauna, poderá causar desequilíbrio ambiental). Na Índia, por exemplo, a caça à rã foi proibida pelo Governo pois os gastos dos agricultores com inseticidas nas lavouras, devido ao desequilíbrio ecológico, estavam superando os ganhos com a exportação da carne de rã.É um anfíbio: animal com duas fases distintas de vida (do grego anfi = dupla; bio = vida); nasce na água, faz uma metamorfose e passa a viver também na terra.Tem circulação sanguínea dupla e fechada (coração com sangue venoso e arterial).É um vertebrado (com coluna dorsal, esqueleto e mandíbulas).É um animal ectotérmico: sua temperatura corporal varia 1ºC acima da temperatura do meio ambiente (ECTO= fora; TÉRMICO = temperatura).Hibernação -A Hibernação é um estado letárgico pelo quais muitos animais de sangue quente passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência.
RANASHAW.COM
 

Categorias