Informação para um mundo melhor! Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções.

Represa Billings - Reservatório Da Região Metropolitana Paulista

Vídeo que foi colocado no dia 19 de abril de 2009 e foi retirado no dia 2 de julho de 2009 e agora eu que não sou mais dodremon, agora dodremom, porque só assim o Youtube reaceitou, eu o recoloco.A descrição era essa: Fiz esse vídeo sobre a Represa Billings. O vídeo conta 1 pouco do surgimento da Represa Billings, e apresenta Imagens de Mapas, e Fotos. A Represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Tem aproximadamente 100 Km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 500 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga. A represa surgiu em 1925 para gerar energia elétrica e movimentar as principais indústrias de São Paulo. Na época, a carência de água e de recursos energéticos eram preocupantes. Para solucionar o problema, os engenheiros F. Hyde e Asa Billings desenvolveram o Projeto Serra, desviando o fluxo do Rio Tietê para o canal do Rio Pinheiros, a fim de movimentar as águas em direção ao reservatório Billings e gerar energia na usina de Cubatão. No entanto, diversos fatores, como a explosão demográfica, causaram uma série de inundações e a poluição das águas da represa. Em 1988 a reversão das águas poluídas foi paralisada por três anos. Em 1992, as Secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente decidiram que o bombeamento das águas do Rio Pinheiros seria realizado somente em algumas situações, como controle das cheias. A água da represa melhorou, porém há um outro fator que ameaçava sua existência: a crescente ocupação irregular e desordenada ao seu redor. Aproximadamente 700 mil pessoas vivem no entorno da Represa Billings, gerando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a Represa Billings possui então os seus grandes trechos poluídos infelizmente. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Sabesp. A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras.

Mais vídeos de Problemas Ambientais.

Pedido de Instalação de mina de fosfato na nascente do rio Pinheiros em Anitápolis SC Brasil, gera preocupação em estudantes de cidades que se utilizam das águas do rio para o abastecimento e consumo.O órgão oficial de licenciamento e fiscalização ambiental do estado de Santa Catarina ao sul do Brasil, já havia emitido a licença para a implantação do empreendimento. A Ong Montanha Viva ingressou na justiça, pedindo a anulação da licença, O ministério Público Federal, aceitou a denúncia e concedeu liminar favorável, parando o empreendimento.Para reforçar os argumentos contrários, e examinar os riscos aos recursos hídricos de tal atividade na região, está sendo realizada uma audiência pública, na cidade onde o rio tem seu estuário, junto as belas lagoas antes de antigir o oceano Atlântico.Ambientalistas, políticos e técnicos, participaram recentemente de programa de TV para alertar a população dos problemas ambientais e dos risco, caso o projeto venha ser implantado, pois após esta liminar da justiça, a área que contém o minério foi vendida para a Companhia de mineração VALE. Com o empreendimento nas mãos desta grande mineradora, cresce o temor na população que a VALE recorra a justiça para retomar ao projeto.
Colégio Espaço Debate Fosfateira ECOTV00021
nenhuma descrição disponível
A. Carrión: El residuo no es un problema es una fuente de soluciones
Os Problema Ambientais
Problemas ambientais by Pedro
Reportaje de Katia DuharteCámara: Julio MathewsEdición: Jorge SakiharaAgradecimientos a Ani Casanova y Dolly LeónLa cara más oscura de un capitalismo que en la práctica es mucho más que salvaje, en donde no hay límites para el enriquecimiento de unos pocos aún a costa de la explotación y esclavización de niños, la contaminación ambiental indetenible y la más extendida corrupción moral. Todo esto se puede encontrar en el cerro El Toro, en Huamachuco, a sólo 8 horas de Trujillo, a vista y paciencia de las autoridades, que son no sólo cómplices de estos abusos sino, en muchos casos, promotores de este problema.En los 90s la panacea a todos los problemas de nuestro país fue la privatización, impulsada por grupos elitistas como la CONFIEP, ahora en pleno siglo XXI exhibe su progreso con prácticas laborales del siglo XVII, en donde el fin fundamental no es el beneficio de la sociedad, sino el desangramiento de la misma con la destrucción de sus principales elementos: los niños.En la actualidad en el Perú la principal actividad económica es la minería, la más rentable por el boom de los minerales a nivel mundial.  Los empresarios mineros ganan miles de millones todos los años, ahora puede ver por qué.Reportaje emitido en el programa dominical Cuarto Poder, conducido por Sol Carreño y Raúl Tola y emitido por América Televisión (Lima, Perú).
Minería Informal explota niños 4/5 (Cuarto Poder 10-06-07 ...
O senador Paulo Paim (PT-RS) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (2) para pedir maior engajamento de cada indivíduo na preservação do Planeta. Segundo ele, o desrespeito à natureza vem provocando uma mudança climática assustadora, o que gera destruição e morte.No entender de Paulo Paim, é necessário que cada cidadão tenha maior consciência na defesa do planeta. Do contrário, observou, o mundo continuará assistindo a fenômenos como tsunamis, derretimento de geleiras e fogo nas florestas, entre outros problemas ambientais.
Paim pede maior consciência para a preservação do Planeta
 
O Projeto Bicicleta Livre surgiu a partir da criativa idéia do então aluno de graduação David Ramos de Oliveira, sob a orientação do Prof. Glauco Falcão de Araújo Filho, na Faculdade de Educação Física da UnB. O sucesso do projeto fundamenta-se na idéia da prática desportiva aliada ao princípio do desenvolvimento sustentável, incluindo conceitos tais como reciclagem de bicicletas - a maioria oriunda de doações - praticidade quanto à capacidade de locomoção e Preservação Ambiental, ao se reduzir a poluição causada pelos gases de efeito estufa* liberados pelos escapamentos dos veículos automotores, já que a tendência é que mais pessoas utilizem as bicicletas para circularem no perímetro do Campus. Venha você também conhecer de perto o Projeto e contribuir através de doação de bicicletas usadas, peças sobressalentes ou ainda através de serviço voluntário (Alunos da UnB ainda ganham créditos optativos!!!). As oficinas funcionam aos Sábados, das 10h as 18h, na sala 34 da Faculdade de Ed. Física. Compareça... Sua presença será muito benvinda, pode apostar!* O efeito estufa é um fenômeno natural pelo qual a Terra mantém constante a temperatura de sua superfície. O processo ocorre quando parte da radiação infravermelha emitida pelo sol é refletida pela superfície da Terra, sendo então absorvida pelos gases de efeito estufa presentes na atmosfera. Como consequência, o calor fica retido no planeta, não sendo liberado para o espaço como deveria ocorrer.É importante salientar que o efeito estufa é um mecanismo vital para a manuntenção da vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais de temperatura para o  equilíbrio dos ecossistemas. Porém, o problema ocorre com o agravamento desse efeito estufa, o que desestabiliza o equilíbrio energético no planeta, originando o fenômeno do aquecimento global. O processo tem se intensificado com a grande emissão de gases poluentes na atmosfera, devido, sobretudo, à queima de combustíveis fósseis pelos escapamentos de veículos automotores, chaminés de indústrias, incêndios e outros. * Reportagem veiculada no Jornal Local da TV Brasília.** Participação especial: Nélio S. Machado - Biólogo da UnBRenato Zerbinato - Estudante de Administração e educador.
BIKE LIVRE NA UNB
-
O amigo leão - ( ANIMAL FRIEND)
A partir dos olhares de moradores, professores e estudantes, o vídeo desenha melhorias para a os problemas sócio-ambientais de Barreiros, em Duque de Caxias - RJ.Escola Produtora: E.M. Mariana Nunes PassosLocal: Barreiros, Município de Duque de Caxias.
Olhares para o futuro - EM Mariana Nunes Passos
A ONG, ARVI tem por objetivo promover um trabalho social através de atividades de oficinas que buscam desenvolver as habilidades pessoais em design e criação de peças e artefatos a partir da reutilização de materiais como pneus e garrafas pet. Nosso público alvo são os jovens, donas de casa e idosos. Estas atividades estão fundamentadas em duas dimensões distintas e indissociáveis: a preservação do meio ambiente através da educação ambiental e a inclusão da população através das oficinas. A ação de preservação do meio ambiente se dá através do reaproveitamento de todo o material, antes jogado no lixo, para ser matéria prima na produção de artigos de artesanato. Neste sentido, percebemos o nosso potencial como mediadores no processo de reeducação e preservação ambiental, diminuindo o volume de lixo inorgânico na natureza e, ao mesmo tempo, diminuindo exploração de recursos naturais como madeira e metais. A ação de integração e o comprometimento do individuo ao projeto se dá através da geração de renda para a família e a requalificação da mão de obra da comunidade de atuação do projeto, contribuindo também para minimizar os problemas gerados pela violência urbana.
Arte com Pneu - Josimar Silva-Brasil
Momento Ambiental - Substitua Suas Lâmpadas Incandescentes Por Lâmpadas Fluorescente e Recicle- http://tv-justica.blogspot.com/
Momento Ambiental - O Problema das Lâmpadas
 
Este video foi criado com objetivo de alertar as pessoas sobre os problemas ambientais que colocam em risco a raça humana na terra. O importante é fazer algo agora antes que a situação se torne irreversivel. Gostaria de mandar um grande abraço a minha namorada Cacá, valtinho e Dani, Leticia, Deraldo, Fabiano e Elisete, e a todas pessoas que estão realmente preocupadas e dispostas a refletir sobre suas atitudes.
Sal da terra - Compositor Beto Guedes
Jose Miguel InsulzaLa política democrática enfrenta hoy un importante desafío. La prueba de fuego no está ya en su capacidad de efectuar elecciones libres, ni en mantener la estabilidad de sus gobiernos. Está más bien en demostrar que los gobiernos democráticos están capacitados para resolver los problemas de pobreza, de exclusión, de calidad ambiental y de seguridad pública que afectan a las mayorías. La prueba de la democracia está en demostrar que puede mejorar la calidad de vida de sus ciudadanos; que la democracia también es buena porque gobierna mejor.
Jose Miguel Insulza CNN 28 septiembre 09 crisis Honduras
Video sobre os problemas ambientais da cidade de Niterói.
Alvaro Motta
Video sobre problemas ambientais
Disk SA - Geo Parte 2
animação realizada pela EBM Batista Pereira - Fpolis, feito pelos alunos para contextualizar o problema ambiental
Primavera
 
problemas ambientais
rio anil são luis MA - parte 02 P/ DARA BEATRIZ
A imagem de garrafas plásticas boiando em rios ainda é comum no Brasil. Um problema ambiental que nós ainda não vencemos. Mas em uma década a reciclagem de garrafas pet no país triplicou. E além de abastecer o mercado interno, o plástico reaproveitado está ganhando espaço lá fora.
ProEcologic
Compartimos con todos este video y en especial a los colegas de Ingeniería Ambiental.A ver si nos pueden ayudar a concientizar a la humanidad, este problema es uno de los cuales se ha dejado de lado ultimamente, no olvidemos que en Perú ya no existe Pastoruri, ¿ que desaparecerá después ? ......A pensar !!!!!
Pedro Suarez Vertiz - Promoviendo el Medio Ambiente - El Agua del Amazonas
Domingo, 16/12/2007 Buenos Aires cedió un campeonato bien diferente. Craquees de 15 países compitieron para ver quien domina con mas habilidad la pelota en los pies, O cualquier otra parte del cuerpo.La Súper Potencia Chilena no llego,Las justificativas:   Tuvo  problemas con el bus de transantiago,  lo más  grave  había  defecto en elEscenario con 0.75 mm  de irregularidad,  La temperatura ambiental no era la adecuada a los Súper  atletas Chilenos.Otro punto que no ayudo a estos Mega Atletas, fue el asunto de alimentación.Según ellos y como se puede leer en el you tube  videos de chile.Siempre califican a todos de Muertos de hambre, no  importa el País,  todos están muertos de hambre, jijiji, Estés  atletas tiene una alimentación  muy balanceada y reglamentada de la Nasa, Normas rígidas incluso en la Vega Central, y con horarios rígidos,Bien el problema según los idiotas de  plantón, de que hay mucha hambre en Argentina y otros Países sub Americanos.Con esto, los atletas Chilenos, se sintieron digamos, Indignos , y después decidieron no participar, una vez que se trataba de un evento, de poca relevancia, con el prestigio, de súper potencia atlética, e no es bueno, para la comunidad Deportiva Chilena, revelar sus Poderosos secretos, según informa esa identidad deportiva.  Participantes chilenos del you tube, y esto transformo un trastorno y mucha preocupación a las autoridades Deportivas de la Potencia llamada Chile, según escrito en varios videos aquí  incluso la recomendación era llevar alimentación estrictamente Chilena. (Sanguchito de mortadela ,po w...)Bajo todo los controles de calidad y seguridad de los órganos competentes Deportivos Chilenos. Por eso, no  consiguieron   puntos para participar o llegar en el puesto 22° Lamentable pero......Somos Potencia jajajaj
Show de habilidade estilo livre na Argentina-Bs- As
Reinhard Maack, famoso pesquisador e naturalista alemão, filmou inúmeras paisagens naturais do Brasil no começo do século 20. Na década 60, enquanto registrava em película uma tribo indígena vivendo ainda em estado primitivo a poucos quilômetros de Londrina PR., fazia previsões sombrias sobre os problemas ambientais brasileiros e mundiais e até mesmo sobre o aquecimento global. Este filme resgata estas imagens e faz um paralelo entre o que ele encontrou e o que temos nos dias de hoje.
Mata Atlântica um destino traçado 3
 
Este é um vídeo de uma reflexão do que está ocorrendo no mundo e sobre os problemas ambientais que temos enfrentado...Mostrando que cada um precisa fazer sua parte, para que todos juntos possamos amenizar a situação.
Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade -UFGD
Reflexiones sobre el papel del ser humano ante los desastres naturales
Desastres naturales: ¿problema fundamental ambiental para Latinoamérica?
Video sobre la Problematica Ambiental que causa la basura y las respuestas de la gente hacia este problema. Al principio este video fue solo un proyecto escolar que hice con mis compañeros de curso, pero por ahi recibi buenas criticas y me pidieron que lo suba. Pa los que vean estoy por favor consideren que es la primera ves que hago algo de esto. Al principio nisiquera sabia tocar el windows movie maker asi que para mi es un buen comienzo................................Por favor dejen sus comentarios y gracias por esos hermosos y considerables comentarios!!
Problematica Ambiental
Crítica sárcastica de nuestro mundo actual. En un mundo con terrorismo, guerras, destrucción ambiental, problemas sociales, etc. Nuestra visión del mundo.
Wonderful World
Entrevistado pela PUC-TV em Belo Horizonte (MG) nosso especialista fala sobre um grande problema das cidades grandes, um problema da atualidade que, deve ser percebido e controlado: o ruído e a pertubação pelo incômodo sonoro.
Entrevista dBest
 

Categorias